Cultura / Comunidade
Hashioka participa dos 19 anos da TV Nikkey MS e ressalta contribuição da comunidade japonesa ao Estado
Evento reuniu lideranças nipo-brasileiras em Campo Grande e destacou papel da emissora na preservação cultural
02/03/2026
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) participou, no último domingo (1º de março de 2026), do almoço comemorativo pelos 19 anos do programa TV Nikkey MS, realizado em Campo Grande. A celebração reuniu representantes da comunidade nipo-brasileira e reforçou o papel do veículo na valorização da cultura japonesa em Mato Grosso do Sul.
O programa é apresentado por Claudio Sussumu e dirigido há 13 anos por Bernardo Yukihige Tibana. A presidência executiva está sob responsabilidade de Maria Leny Adania de Sylos, que também preside a Associação Nipo-Brasileira de Campo Grande (AECNB). Ao longo de quase duas décadas, a TV Nikkey MS consolidou-se como referência na cobertura de eventos e iniciativas da comunidade japonesa no Estado.
Durante a solenidade, Hashioka destacou a trajetória do fundador Armando Tibana, apontando sua atuação como fundamental para o fortalecimento da identidade cultural nipo-brasileira na região.
“É uma honra fazer parte da comunidade, com toda a sua cultura, tradição e exemplo de desenvolvimento”, afirmou o parlamentar, ressaltando a relevância histórica da imigração japonesa na formação social e econômica sul-mato-grossense.
Segundo ele, a continuidade do trabalho da emissora reafirma o compromisso com a preservação das tradições e com a integração das novas gerações à história da comunidade.

A TV Nikkey MS atua em parceria com a AECNB, acompanhando e divulgando eventos como o Festival do Japão MS, concursos e campeonatos de karaokê, além de festividades tradicionais que mantêm vivas práticas culturais japonesas no Estado.
O veículo também se tornou elo de intercâmbio entre Brasil e Japão, promovendo iniciativas culturais e fortalecendo relações institucionais entre os dois países.
Durante a comemoração, foi destacado o reconhecimento internacional recebido pela emissora junto ao governo japonês, em homenagem à contribuição prestada ao fortalecimento das relações bilaterais e à difusão da cultura japonesa em Mato Grosso do Sul.
O aniversário de 19 anos marca não apenas a longevidade do programa, mas a consolidação de um espaço de comunicação voltado à preservação cultural, à integração comunitária e à valorização das raízes nipo-brasileiras no Estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes libera depoimento de Bolsonaro em prisão domiciliar sobre arma apreendida em blitz
Leia Mais
IFMS abre 225 vagas gratuitas em cursos de IA, drones, impressoras 3D e aplicativos
Leia Mais
BR-163/MS terá desvios e pare-e-siga em trechos com obras nesta segunda-feira
Leia Mais
Funsat abre semana com 944 vagas de emprego e novas turmas gratuitas em Campo Grande
Municípios