Política / Legislativo
Pedro Kemp repercute ação do MPMS sobre desmatamento na Serra da Bodoquena
Deputado cita mais de 48,5 mil hectares com autorizações ambientais e protocola pedido de informações ao Imasul
26/02/2026
13:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta quinta-feira, 26, para repercutir a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) contra o Estado e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A iniciativa do MP tem como objetivo apurar e combater supostos danos ambientais na região da Serra da Bodoquena, incluindo o turvamento de águas consideradas patrimônio natural do Estado.
Segundo dados mencionados pelo parlamentar, entre 2014 e 2022, o Imasul teria emitido 166 autorizações ambientais para supressão vegetal e corte de árvores nativas isoladas, totalizando mais de 48,5 mil hectares de áreas desmatadas ou autorizadas para desmate. Kemp destacou que as autorizações teriam sido concedidas sem a exigência de licenciamento ambiental completo para determinadas atividades, como plantio de monoculturas.
Durante o pronunciamento, o deputado classificou a situação como preocupante, ressaltando que municípios como Bonito, Bodoquena, Miranda e Porto Murtinho estariam entre os territórios impactados. Para ele, trata-se de áreas reconhecidas nacionalmente pelo potencial turístico e pela relevância ecológica, o que exigiria fiscalização rigorosa e avaliação prévia de impactos ambientais.
O parlamentar também afirmou que o avanço de monoculturas, como o plantio de soja, pode gerar impactos sobre recursos hídricos, especialmente pelo uso de defensivos agrícolas. Segundo Kemp, é necessário acompanhamento mais incisivo por parte dos órgãos ambientais para garantir o cumprimento da Política Nacional de Meio Ambiente e da legislação estadual.
Diante do cenário, Pedro Kemp protocolou requerimento solicitando esclarecimentos formais ao Imasul sobre os critérios adotados para a concessão das autorizações ambientais mencionadas. O deputado informou que, após receber as respostas, pretende retornar ao tema em plenário para apresentar os esclarecimentos ao Legislativo.
Kemp ainda mencionou a aprovação da Lei do Pantanal pela Assembleia como exemplo de atuação voltada à proteção de biomas sensíveis e registrou manifestação favorável à atuação do Ministério Público no caso.
A ação judicial segue em tramitação e poderá resultar na adoção de medidas para revisão de procedimentos de licenciamento e fiscalização ambiental na região da Serra da Bodoquena.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ponte provisória sobre o Rio do Peixe é concluída e obra definitiva na MS-080 entra em nova fase
Leia Mais
Cristina Herradon assume presidência da ABMCJ-MS com foco em ampliar voz feminina no sistema de justiça
Leia Mais
Gerson Claro aparece na dianteira em pesquisa espontânea para deputado estadual em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Semana de documentação reúne órgãos públicos e facilita regularização de RG, título e outros registros em Campo Grande
Municípios