Política / Justiça
Moraes exige relatório detalhado sobre visitas e rotina de Bolsonaro na prisão
Direção da Papudinha tem cinco dias para informar ao STF sobre atendimentos médicos, visitas, atividades e ocorrências envolvendo o ex-presidente
26/01/2026
14:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (26) que a administração da Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, encaminhe à Corte um relatório completo sobre a rotina do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista.
A decisão estabelece o prazo de cinco dias para o envio das informações, que deverão detalhar todas as visitas recebidas por Bolsonaro, incluindo parentes e advogados, além de dados sobre consultas e atendimentos médicos, sessões de fisioterapia, leitura de livros, alimentação especial e eventuais ocorrências disciplinares.
Bolsonaro foi transferido para a Papudinha em 15 de janeiro, por determinação do próprio ministro Alexandre de Moraes, após deixar a Superintendência da Polícia Federal, onde estava custodiado inicialmente. A unidade é destinada a presos especiais, como policiais, advogados, magistrados e autoridades públicas.
Na mesma decisão que autorizou a transferência, Moraes também permitiu que o ex-presidente receba atendimento médico particular, além de deslocamento para hospitais em caso de emergência. Bolsonaro está autorizado ainda a receber refeições especiais, conforme recomendação médica.
O pedido de informações faz parte do acompanhamento da execução penal, atribuição do STF no caso, e tem como objetivo garantir o cumprimento das regras legais, bem como avaliar as condições de custódia do ex-presidente.
A administração do presídio deverá consolidar todas as informações solicitadas e encaminhá-las diretamente ao Supremo dentro do prazo fixado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Detran-MS muda prova prática da CNH: baliza é retirada e avaliação passa a ser por pontuação
Leia Mais
Após 34 anos, acordo fundiário em Juti encerra disputa entre produtores rurais e indígenas com mediação da Famasul
Leia Mais
Lula conversa com Trump sobre Venezuela, Conselho da Paz e agenda visita oficial a Washington
Leia Mais
BR-163/MS tem frentes de obras de ampliação e conservação nesta semana; veja os trechos com intervenções
Municípios