Saúde / Bem-Estar
Startups apresentam soluções inovadoras para qualificar a saúde em Campo Grande
Parceria entre Sebrae/MS e Unimed Campo Grande reforça compromisso com inovação e mais qualidade no cuidado aos pacientes
18/12/2025
21:15
UNIMED
A Unimed Campo Grande segue investindo em inovação como estratégia para ampliar a qualidade, a eficiência e a sustentabilidade da assistência oferecida aos seus beneficiários. Nesta quarta-feira (17), a cooperativa sediou o Demo Day do Programa de Inovação Aberta Infront, que marcou o encerramento do ciclo e a apresentação dos resultados das provas de conceito (POCs) desenvolvidas por startups com foco em soluções aplicadas ao dia a dia da saúde.
O evento, fruto da parceria entre o Sebrae/MS, a Unimed Campo Grande e a Unimed Federação MS, reuniu representantes das instituições que acompanharam de perto as soluções testadas em ambiente controlado. As propostas foram construídas a partir de problemáticas prioritárias da cooperativa médica, previamente mapeadas por áreas estratégicas, com foco em eficiência, qualidade assistencial, sustentabilidade e melhoria da experiência de beneficiários, médicos cooperados e colaboradores.
O edital de chamada pública recebeu mais de 90 inscrições, demonstrando a força e o potencial do ecossistema de inovação local aplicado ao setor da saúde.
Para o diretor administrativo da Unimed Campo Grande, Filipe Vieira, o programa reforça o compromisso da cooperativa com a melhoria constante dos serviços oferecidos. “A inovação é um pilar estratégico para a Unimed Campo Grande e ao nos conectarmos com startups e novas tecnologias, conseguimos identificar soluções que qualificam nossos processos, fortalecem a gestão e, principalmente, geram valor direto para o beneficiário, refletindo em mais qualidade no cuidado e na jornada do paciente”, destacou.
Durante a programação, as startups Kompa Saúde, Hais Tech, Huna e Hi! Healthcare Intelligence apresentaram soluções voltadas à gestão preditiva dos custos assistenciais, à redução do tempo de resposta no atendimento médico e à inovação em processos e tecnologias aplicadas à saúde. As propostas foram avaliadas com base nos resultados alcançados durante três meses de testes.
As startups selecionadas receberam até R$ 50 mil para o desenvolvimento das provas de conceito. Ao final do Demo Day, três delas avançaram para a etapa de negociação com a cooperativa médica: Kompa Saúde, Huna e Hi! Healthcare Intelligence, reforçando o potencial de aplicação prática das soluções no contexto da operadora.
Para o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o programa evidencia o impacto positivo da inovação aberta. “Ao conectar startups a desafios reais da saúde, promovemos ganhos para todos: fortalecemos o ecossistema de inovação, apoiamos grandes organizações na melhoria de processos e contribuímos para uma melhor experiência do usuário final, que é o paciente”, afirmou.
A Unimed Campo Grande segue ampliando iniciativas que estimulam a inovação e a transformação digital, com foco em oferecer uma assistência cada vez mais qualificada, sustentável e alinhada às necessidades dos seus beneficiários, reafirmando seu compromisso com o futuro da saúde em Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo publica licitações e homologa obras rodoviárias solicitadas por Zé Teixeira em MS
Leia Mais
Suprema Corte dos EUA anula tarifaço de Trump e impõe derrota histórica à política comercial da Casa Branca
Leia Mais
Mendonça impõe freio à cúpula da PF, retoma investigação do caso Master e blinda acesso a dados sigilosos
Leia Mais
Motiva Pantanal intensifica serviços de duplicação e manutenção na BR-163/MS
Municípios