Economia / Justiça
Ives Gandra profere palestra na posse dos juízes do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo
Solenidade marca início do biênio 2026/2027 e reforça debate sobre segurança jurídica no contencioso tributário
20/01/2026
17:00
DA REDAÇÃO
Ives Gandra da Silva Martins ©Andreia Tarelow
O jurista e professor Ives Gandra da Silva Martins será o palestrante da Solenidade de Posse dos Juízes do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) para o biênio 2026/2027, que ocorre na próxima segunda-feira, 26 de janeiro, às 11h30, em São Paulo.
O evento será realizado no Grande Auditório da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, localizado na Avenida Rangel Pestana, 300, no bairro da Sé. A cerimônia marca oficialmente o início do novo biênio do Tribunal de Impostos e Taxas, instância central do contencioso administrativo tributário paulista.
Reconhecido como uma das maiores autoridades do país em Direito Tributário e Direito Constitucional, Ives Gandra levará ao ato solene sua experiência acadêmica e jurídica, em uma cerimônia que reunirá magistrados, autoridades públicas e representantes da sociedade civil.
A posse formaliza o compromisso dos juízes que atuarão no TIT ao longo de 2026 e 2027, período considerado estratégico diante do volume de processos e das discussões em torno da legalidade tributária, arrecadação e direitos do contribuinte.
Segundo o jurista, a missão dos novos integrantes do tribunal exige equilíbrio e rigor técnico:
“A função do juiz administrativo é de alta responsabilidade: ele deve equilibrar o dever do Estado de arrecadar com a proteção constitucional do cidadão contra o excesso de tributação. A renovação deste biênio traz o vigor necessário para enfrentar o contencioso administrativo atual”, afirmou Ives Gandra.
O Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo é considerado peça-chave na solução de conflitos tributários administrativos, funcionando como instância revisora de autuações fiscais no âmbito estadual. A palestra de Ives Gandra reforça a importância da segurança jurídica, da legalidade estrita e da interpretação constitucional nos julgamentos fiscais.
Evento: Solenidade de Posse dos Juízes do TIT – Biênio 2026/2027
Palestra: Ives Gandra da Silva Martins
Data: 26 de janeiro de 2026 (segunda-feira)
Horário:
Credenciamento: a partir das 8h30
Palestra: 11h30
Local: Secretaria da Fazenda e Planejamento – Grande Auditório (17º andar)
Endereço: Avenida Rangel Pestana, 300 – Sé – São Paulo/SP
Mais informações estão disponíveis no portal oficial da Secretaria da Fazenda de São Paulo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$ 55 milhões
Leia Mais
Lula critica postura de Trump e diz que ex-presidente dos EUA quer “governar o mundo pelo Twitter”
Leia Mais
Lula critica postura de Trump e diz que ex-presidente dos EUA quer “governar o mundo pelo Twitter”
Leia Mais
Trump elogia Lula e diz que brasileiro terá papel central em conselho para reconstrução de Gaza
Municípios