Educação / Cidadania
Com apoio da Defensoria, jovem assentada garante matrícula em curso de Agronomia na Unesp
Maria Eduarda Leal, de Selvíria, superou burocracia escolar e iniciou graduação em Ilha Solteira após decisão judicial
25/09/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Aos 18 anos, a jovem Maria Eduarda Soares Pereira Leal, assentada em Selvíria, começou a realizar o sonho de cursar o ensino superior. Caloura do bacharelado em Engenharia Agronômica da Unesp, em Ilha Solteira (SP), ela só conseguiu efetivar a matrícula graças à atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPMS).
Mesmo aprovada no vestibular, Maria Eduarda estava impedida de se matricular porque ainda concluiria o 3º ano do ensino médio apenas em dezembro de 2025. A escola estadual onde estudava se recusava a fornecer o certificado de conclusão antecipado, documento exigido para a matrícula.
O caso foi acompanhado pela defensora substituta Stephany Oliveira Giardini Fonseca, em Três Lagoas, que acionou a Justiça e obteve tutela de urgência. Com a decisão, a instituição de ensino foi obrigada a emitir o certificado, viabilizando a matrícula imediata da estudante.
Emocionada, Maria Eduarda celebrou o início da nova etapa:
“Sempre foi um sonho meu entrar em uma universidade pública… Eu tinha 48 horas para fazer minha matrícula e o trabalho da defensora foi muito bem-feito! Nunca vou ser capaz de agradecer à altura.”
Para a defensora, a conquista representa uma mudança profunda na trajetória da família da jovem:
“Ela será a primeira a conseguir essa grande conquista [formar-se num curso superior], capaz de mudar a realidade de um núcleo familiar para sempre.”
Há 43 anos, a Defensoria Pública de MS atua oferecendo assistência jurídica integral e gratuita à população em situação de vulnerabilidade. A instituição está presente em comunidades, aldeias, fóruns e ruas, atuando em áreas como saúde, moradia, direitos das mulheres, crianças e adolescentes, povos indígenas, idosos, população em situação de rua e pessoas com deficiência.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro acusa Michelle de “imaturidade” após exposição de crise no PL
Leia Mais
Reforma agrária de MS vira referência nacional com aproveitamento de áreas em assentamentos
Leia Mais
Lab Cassems inaugura nova unidade exclusiva em Três Lagoas
Leia Mais
Flávio chega à convenção do PL sem vice e sob críticas de partidos do centrão
Municípios