Política Internacional
Lula e Trump estarão juntos pela 1ª vez na ONU em Nova York
Presidentes do Brasil e dos EUA discursam na abertura da Assembleia Geral em meio a crise diplomática e tensão comercial
20/09/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), estarão pela primeira vez no mesmo evento internacional na próxima terça-feira (22), durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.
Tradicionalmente, desde os anos 1950, o Brasil abre a série de discursos, seguido pelos Estados Unidos, que sediam a organização. O pronunciamento de Lula está previsto para as 10h (horário de Brasília), após as falas do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da Assembleia, Annalena Baerbock.
Não há confirmação de uma reunião bilateral entre os dois presidentes. Segundo interlocutores do governo brasileiro, até se cogitou alterar trajetos internos no plenário da ONU para evitar um encontro casual que pudesse gerar constrangimentos diplomáticos.
Em 2024, Lula chegou a ter uma breve conversa nos bastidores com o então presidente norte-americano Joe Biden (Partido Democrata), em um gesto protocolar. Já com Trump, a primeira oportunidade de encontro teria sido no G7 de junho, no Canadá, mas o republicano deixou a cúpula antes do segundo dia, quando Lula participaria.
A viagem de Lula ocorre em um dos momentos mais delicados das relações entre Brasil e Estados Unidos. Desde julho, a tensão cresceu após Trump anunciar um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros e condicionar negociações à suspensão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida aumentou o atrito diplomático e expôs divergências comerciais e políticas entre os dois países.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mauro Vieira terá novo encontro com Marco Rubio no Canadá na próxima semana
Leia Mais
Radares voltam a funcionar em Campo Grande nesta terça-feira (4)
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Municípios