Política / Justiça
Bolsonaro é diagnosticado com câncer de pele; médico confirma lesões em fase precoce
Ex-presidente recebeu alta do hospital, mas seguirá em acompanhamento clínico contínuo
17/09/2025
11:00
DA REDAÇÃO
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com câncer de pele, conforme informou nesta quarta-feira (17) o cirurgião Cláudio Birolini, chefe da equipe médica que o acompanha no Hospital DF Star, em Brasília.
Segundo o médico, o carcinoma de células escamosas foi identificado em duas das oito lesões removidas no último domingo (14). Esse tipo de tumor, classificado como intermediário, não é o mais agressivo, mas exige atenção constante.
“Foram retiradas oito lesões. Sete eram suspeitas, e duas vieram positivas para carcinoma de células escamosas. É um câncer de pele em fase precoce e, a princípio, demanda apenas acompanhamento periódico”, explicou Birolini.
Não há previsão de tratamento adicional imediato, apenas vigilância e reavaliações periódicas.
O ex-presidente apresenta ainda diversas queratoses (lesões de pele que podem evoluir) e deve manter acompanhamento contínuo.
O tumor foi classificado como “in situ”, ou seja, em estágio inicial e localizado.
As alterações haviam sido detectadas já em abril, quando Bolsonaro ficou internado mais de dez dias por causa de uma obstrução intestinal, mas a remoção das lesões foi adiada.
O DF Star informou em nota que o ex-presidente recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira, mantendo acompanhamento médico regular.
“O laudo anátomo-patológico mostrou carcinoma de células escamosas in situ em duas das oito lesões removidas, com necessidade de acompanhamento clínico e reavaliação periódica”, destacou o boletim.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, e foi condenado na semana passada pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.
Mesmo com restrições judiciais, o estado de saúde do ex-presidente tem sido motivo de preocupação entre aliados, especialmente diante de episódios recentes de mal-estar, anemia e queda de pressão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Passeios em Jardim seguem em pleno funcionamento, apesar de estiagem pontual no rio da Prata
Leia Mais
Bolsa Família inicia repasses de setembro para 19 milhões de famílias; valor médio é de R$ 682
Leia Mais
Deputado Zé Teixeira cobra intervenções emergenciais na rodovia MS-270
Leia Mais
TCE-MS aponta falhas e boas práticas em Conselhos Tutelares de Mato Grosso do Sul
Municípios