Campo Grande (MS), Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Bolsonaro é diagnosticado com câncer de pele; médico confirma lesões em fase precoce

Ex-presidente recebeu alta do hospital, mas seguirá em acompanhamento clínico contínuo

17/09/2025

11:00

DA REDAÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com câncer de pele, conforme informou nesta quarta-feira (17) o cirurgião Cláudio Birolini, chefe da equipe médica que o acompanha no Hospital DF Star, em Brasília.

Segundo o médico, o carcinoma de células escamosas foi identificado em duas das oito lesões removidas no último domingo (14). Esse tipo de tumor, classificado como intermediário, não é o mais agressivo, mas exige atenção constante.

“Foram retiradas oito lesões. Sete eram suspeitas, e duas vieram positivas para carcinoma de células escamosas. É um câncer de pele em fase precoce e, a princípio, demanda apenas acompanhamento periódico”, explicou Birolini.

O que dizem os médicos

  • Não há previsão de tratamento adicional imediato, apenas vigilância e reavaliações periódicas.

  • O ex-presidente apresenta ainda diversas queratoses (lesões de pele que podem evoluir) e deve manter acompanhamento contínuo.

  • O tumor foi classificado como “in situ”, ou seja, em estágio inicial e localizado.

As alterações haviam sido detectadas já em abril, quando Bolsonaro ficou internado mais de dez dias por causa de uma obstrução intestinal, mas a remoção das lesões foi adiada.

Boletim médico

O DF Star informou em nota que o ex-presidente recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira, mantendo acompanhamento médico regular.

“O laudo anátomo-patológico mostrou carcinoma de células escamosas in situ em duas das oito lesões removidas, com necessidade de acompanhamento clínico e reavaliação periódica”, destacou o boletim.

Contexto

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, e foi condenado na semana passada pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.

Mesmo com restrições judiciais, o estado de saúde do ex-presidente tem sido motivo de preocupação entre aliados, especialmente diante de episódios recentes de mal-estar, anemia e queda de pressão.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: