Interior / Dourados
Prefeitura de Dourados lança Refis da Habitação para regularizar dívidas e garantir escrituras de casas populares
Programa “Você em Dia com seu Lar” oferece descontos progressivos em juros e multas; cerca de 1,3 mil famílias podem ser beneficiadas
12/09/2025
11:35
DA REDAÇÃO
Prefeito Marçal Filho e secretário de Habitação Eder Felipe durante ato de assinatura de lei que garante benefícios a moradores de casas populares em dívidas com o município – Foto: Assecom
A Prefeitura de Dourados lançou nesta sexta-feira (12) o programa “Você em Dia com seu Lar”, criado para ajudar famílias moradoras de conjuntos habitacionais populares a quitarem dívidas e obterem a escritura definitiva de seus imóveis. A iniciativa foi sancionada pelo prefeito Marçal Filho (PSDB) e será executada pela Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab).
O Refis da Habitação contempla parcelas vencidas, com juros, multas e correções, inclusive débitos que já tenham sido objeto de negociações anteriores. O valor principal da dívida não sofre redução, mas os descontos progressivos nos encargos variam de acordo com a forma de pagamento:
100% de desconto em juros e multas para quitação à vista;
95% para até três parcelas;
80% para quatro a seis parcelas;
70% para sete a 12 parcelas;
50% para 13 a 24 parcelas.
Segundo o secretário municipal de Habitação, Éder Felipe Souza Lima, uma família com dívida de R$ 11 mil poderá regularizar a situação pagando cerca de R$ 2 mil, com possibilidade de parcelamento. Cerca de 1.300 famílias estão aptas a participar.
A adesão ocorre mediante a assinatura de um Termo de Adesão junto à Agehab, com detalhamento dos valores, prazos e condições. O pagamento deve ser feito à vista ou com a primeira parcela, e as demais devem ser mensais, iguais e sucessivas, com início em até 30 dias após a assinatura.
O benefício é concedido apenas uma vez por imóvel. Caso haja inadimplência de três parcelas (consecutivas ou não), ou atraso superior a 90 dias, o parcelamento é cancelado e a dívida passa a ser corrigida pela taxa Selic acrescida de 1% ao mês.
Após a quitação integral, a Agehab emitirá a Certidão de Regularização Fundiária (CRF), que será encaminhada ao cartório para a expedição da escritura definitiva. Nos casos em que o imóvel estiver em posse de outro titular, será instaurado processo de regularização conforme as modalidades Reurb-S ou Reurb-E.
Para o prefeito Marçal Filho, o programa é uma oportunidade histórica:
“Com este programa, você vai poder quitar suas dívidas de forma facilitada e receber a escritura definitiva do seu lar”, disse.
Já o secretário Éder Felipe Souza Lima destacou o impacto social da medida:
“É um programa inovador, que garante a titulação imediata após a quitação, encerrando uma espera de anos para muitas famílias de Dourados”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Capitão Contar reafirma pré-candidatura ao Senado e descarta desistência: “A direita tem obrigação de conquistar pelo menos uma vaga”
Leia Mais
Prefeitura de Dourados promove terceira edição do Mutirão Cadastro Único em Ação a partir de segunda-feira
Leia Mais
STF condena Bolsonaro a 27 anos e julgamento da trama golpista entra na fase de recursos
Leia Mais
Depoimento do “Careca do INSS” à CPMI está marcado para segunda-feira
Municípios