Campo Grande (MS), Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025

Política Internacional

NYT revela que comandos dos EUA mataram civis norte-coreanos em missão fracassada

Operação secreta aprovada por Donald Trump em 2019 teria resultado na morte de pescadores durante tentativa de espionagem na Coreia do Norte

05/09/2025

16:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O jornal norte-americano New York Times publicou, nesta sexta-feira (5), uma reportagem investigativa que aponta que agentes das forças especiais da Marinha dos Estados Unidos, os Navy SEALs, teriam matado civis norte-coreanos durante uma missão fracassada em 2019. O objetivo da operação secreta era instalar um dispositivo de escuta em território da Coreia do Norte, país que mantém um dos programas nucleares mais fechados do mundo.

A missão secreta

Segundo o NYT, a operação foi aprovada pelo então presidente Donald Trump durante o período de negociações de alto risco com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Fontes militares e ex-agentes, que falaram sob anonimato, relataram que a ação terminou de forma trágica após os comandos norte-americanos serem surpreendidos por civis locais.

Os pescadores, que recolhiam mariscos na região, teriam se deparado acidentalmente com os militares dos EUA. Ao serem identificados, os agentes abriram fogo contra o grupo, matando todos os presentes no pequeno barco pesqueiro. O número exato de vítimas não foi divulgado.

Revisão do Pentágono

De acordo com a reportagem, uma revisão confidencial do Pentágono considerou os assassinatos como “justificados” dentro das regras de engajamento das forças armadas.

O episódio ocorreu no mesmo período em que Trump buscava negociar com Kim Jong-un um acordo para encerrar o programa nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte. As conversas, no entanto, não avançaram.

Silêncio oficial

Procurados pelo NYT, a Casa Branca, o Pentágono e a Embaixada dos EUA em Seul não comentaram o caso.

O episódio, caso confirmado, deve reacender debates sobre a atuação dos Estados Unidos em operações secretas durante períodos de negociação diplomática.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: