Saneamento Básico
Com tecnologia e inovação, Águas Guariroba garante água todos os dias do ano em Campo Grande
Concessionária investe em inteligência operacional, novos poços e monitoramento em tempo real para enfrentar estiagens sem comprometer o abastecimento
21/08/2025
12:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em Campo Grande, abrir a torneira e ter acesso à água potável de qualidade é resultado de um sistema robusto que alia tecnologia, inovação e compromisso social. Há 25 anos, a Águas Guariroba atua além do fornecimento de água, consolidando-se como referência em saneamento básico, saúde e sustentabilidade.
Mesmo durante períodos de estiagem, a concessionária garante abastecimento regular em toda a Capital, graças a investimentos em soluções modernas e sustentáveis que asseguram flexibilidade e segurança no fornecimento.
“A nossa missão vai muito além da infraestrutura. Trabalhamos para que a água chegue com qualidade e segurança à casa das pessoas, mesmo nos dias mais secos do ano. O campo-grandense pode confiar: é só abrir a torneira”, destacou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
150 poços subterrâneos em operação;
107 reservatórios interligados, garantindo flexibilidade;
Mais de 200 pontos de monitoramento espalhados pela cidade;
206 mil análises de qualidade em 2024, acompanhando 114 parâmetros técnicos.
A robustez do sistema reflete no cotidiano da população. O cabeleireiro Ivanildo Soares da Silva, comerciante há 35 anos no bairro Coophavila 2, reforça a confiança no serviço:
“Mesmo nesse período de escassez de chuva, eu tenho a tranquilidade de trabalhar sabendo que não vai faltar água. A Águas Guariroba garante isso todos os dias.”
Entre os destaques de 2024 estão:
Perfuração de novos poços profundos no Aquífero Guarani;
Construção de reservatórios em bairros como Nova Lima, Nova Campo Grande e Pênfigo;
Novos poços em andamento:
Novos Estados: 600 metros de profundidade e capacidade de 180 mil litros/hora;
São Conrado: previsão de 500 metros e até 315 mil litros/hora.
Essas ações vão beneficiar diretamente mais de 50 mil pessoas.
O Centro de Controle de Operação (CCO) é um dos pilares da gestão preventiva. Com o uso de Inteligência Artificial, é possível prever, com até seis meses de antecedência, a vazão do córrego Guariroba, responsável por 40% do abastecimento da cidade.
Além disso, dispositivos inteligentes Loggers monitoram a pressão da rede em tempo real, identificando possíveis vazamentos e permitindo respostas imediatas.
“Trabalhamos com responsabilidade, planejamento e inovação para que, mesmo na estiagem, não haja preocupação. Nossa gestão é feita com compromisso com a saúde e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Francis Moreira Faustino Yamamoto, diretora-executiva da Águas Guariroba.
Com essa estrutura integrada, a concessionária reforça seu compromisso em transformar a vida da população campo-grandense, garantindo água todos os dias do ano e construindo um futuro mais saudável e sustentável.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Acordo Mercosul–UE deve baratear vinhos, queijos, azeites e chocolates no Brasil
Leia Mais
Lula e Ursula von der Leyen celebram aprovação do acordo Mercosul–União Europeia
Leia Mais
União Europeia aprova acordo histórico de livre-comércio com o Mercosul após superar resistência interna
Leia Mais
Governo Lula editará MP para garantir reajuste do piso dos professores acima da inflação em 2026
Municípios