Política Internacional
EUA revogam vistos de brasileiros ligados ao programa Mais Médicos
Secretário do Ministério da Saúde e coordenador da COP30 estão entre os sancionados; Washington acusa Brasil de driblar sanções a Cuba
13/08/2025
16:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (13) a revogação de vistos de autoridades brasileiras que atuaram na implementação do programa Mais Médicos, acusando o país de driblar sanções contra Cuba. A decisão foi comunicada pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e atinge Mozart Julio Tabosa Sales, atual secretário do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, coordenador-geral da COP30.
Segundo o Departamento de Estado, os dois integravam a pasta da Saúde quando o programa foi criado e utilizaram a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como intermediária para viabilizar pagamentos ao regime cubano, supostamente sem cumprir requisitos constitucionais brasileiros.
Washington alega que o modelo de envio de médicos cubanos a outros países configura “exportação de trabalho forçado” pelo regime de Havana.
Autoridades brasileiras teriam usado a OPAS para transferir recursos a Cuba que, segundo a acusação, deveriam ser destinados aos profissionais.
De acordo com o comunicado, dezenas de médicos cubanos relataram exploração durante sua atuação no Brasil.
A medida integra um pacote mais amplo de sanções, que também incluiu ex-funcionários da OPAS e autoridades de Cuba, países da África e Granada.
Marco Rubio, filho de imigrantes cubanos e crítico do governo de Havana, classificou a ação como um “acerto de contas” contra programas que financiem ou fortaleçam o regime.
Em julho, os EUA já haviam cancelado os vistos de oito ministros do STF, em tentativa de pressionar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Justiça de MS condena sete alvos da Operação Tromper por fraudes milionárias em licitações
Leia Mais
Saiba quem são os brasileiros alvos da revogação de vistos pelos EUA
Leia Mais
Padilha reage à suspensão de vistos de ex-servidores brasileiros pelos EUA e defende Mais Médicos
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro alerta autoridades brasileiras após novas sanções dos EUA ligadas ao Mais Médicos
Municípios