Saúde / Cassems
Hospital Cassems promove ciclo de palestras do “Agosto Lilás” em Campo Grande
Campanha reforça ações contra a violência doméstica e alerta para 22 casos de feminicídio registrados no Estado em 2025
12/08/2025
10:45
DA REDAÇÃO
O Hospital Cassems de Campo Grande realiza, nos dias 13, 14, 15 e 28 de agosto, uma série de palestras com autoridades e especialistas em alusão à campanha “Agosto Lilás”, que marca o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A programação é voltada aos colaboradores da unidade, mas aborda temas de interesse social, com foco em prevenção, direitos humanos e mecanismos de proteção.
De acordo com dados das Secretarias Estaduais de Segurança, Mato Grosso do Sul registrou 35 feminicídios em 2024, ficando em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Mato Grosso, com 47 casos. Neste ano, até o momento, já são 22 vítimas no Estado.
“A violência doméstica é um fenômeno complexo que exige ações integradas de prevenção, acolhimento e proteção. É fundamental que todos estejam engajados na mudança dessa realidade”, reforça a delegada Mariana Leite, uma das palestrantes.
Criada em homenagem à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, a campanha visa conscientizar sobre a violência doméstica, promover igualdade de gênero e divulgar os serviços de atendimento às vítimas. Em 9 de setembro de 2022, por meio da Lei nº 14.448, o “Agosto Lilás” foi oficialmente instituído como o mês de proteção à mulher.
Em 2025, o foco está nos direitos humanos e na prevenção, com ênfase na necessidade de amparo afetivo e acesso aos serviços de proteção.
Considerada um marco no combate à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha estabeleceu medidas protetivas, delegacias especializadas e políticas de conscientização, resultando na redução de cerca de 10% na taxa de feminicídios ao longo dos anos. A cor lilás, símbolo da campanha, representa respeito e igualdade de gênero.
13/08 – 9h: O papel da Delegacia da Mulher no enfrentamento à violência doméstica – Delegada Dra. Mariana Leite (DEAM)
14/08 – 14h30: O papel da Delegacia da Mulher no enfrentamento à violência doméstica – Delegada Dra. Mariana Leite (DEAM)
14/08 – 19h: Violência doméstica: medidas legais na prática e o impacto invisível nos filhos testemunhas – Dra. Amanda Romero e Dra. Lauane Rocha
15/08 – 19h: Violência doméstica: medidas legais na prática e o impacto invisível nos filhos testemunhas – Dra. Amanda Romero e Dra. Lauane Rocha
28/08 – 14h: O papel da empresa no combate à violência contra a mulher – Delegada Dra. Aline Gonçalves Sinnott Lopes
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TJMS abre concurso para juiz substituto com 20 vagas e salário inicial de R$ 32,2 mil
Leia Mais
Governo Trump acusa Lula e Moraes de censura e aponta deterioração dos direitos humanos no Brasil
Leia Mais
Motta adia discussão sobre fim do foro privilegiado; Centrão e oposição articulam mudanças que ampliam proteção a parlamentares
Leia Mais
Diretor da Fast Shop é preso em operação contra esquema bilionário de corrupção em SP
Municípios