Economia / Desenvolvimento Social
Com apoio da Suzano, agricultores familiares levam mais de 2 toneladas de alimentos a famílias vulneráveis em MS
Projeto Sacola Verde beneficia comunidades rurais de Santa Rita do Pardo e fortalece segurança alimentar
30/12/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Agricultores familiares dos assentamentos Avaré e Mutum, em Santa Rita do Pardo, entregaram mais de 2 toneladas de alimentos agroecológicos a 35 famílias (135 pessoas) em situação de vulnerabilidade social nos últimos seis meses. A ação integra o Projeto Sacola Verde, iniciativa patrocinada pela Suzano, maior produtora mundial de celulose, e desenvolvida em parceria com a Associação Amigos em Ação do Assentamento Avaré e Mutum.
Retomado no segundo semestre deste ano, o projeto alia geração de trabalho e renda no campo à promoção da segurança alimentar, garantindo um fluxo regular de entregas às famílias atendidas.
“O Projeto Sacola Verde materializa o nosso direcionador de que só é ‘bom para nós se for bom para o mundo’. Em uma única iniciativa, promovemos a produção sustentável de alimentos agroecológicos, estimulamos a geração de trabalho e renda no campo e ampliamos o acesso de dezenas de famílias a alimentos saudáveis”, afirma Andreone dos Santos Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.
O apoio da empresa terá duração de seis meses, permitindo a manutenção de um calendário contínuo de entregas. Desde a implementação do Sacola Verde, em 2022, as comunidades participantes já produziram aproximadamente 9,5 toneladas de alimentos.
Neste novo ciclo, as cestas incluem alface, couve, mandioca, cheiro-verde, beterraba, banana, pão, limão, berinjela e rúcula, todos cultivados por agricultores familiares dos assentamentos Avaré e Mutum.
Para Sebastião Nepumoceno, presidente da Associação Amigos em Ação do Avaré, o projeto traz previsibilidade e segurança à produção.
“Com o Sacola Verde, nossa realidade melhorou muito. Temos apoio técnico, mais organização e a tranquilidade de saber que parte da colheita chega a quem mais precisa. É um projeto com dois resultados claros: gera renda no campo e garante alimento para as famílias”, destaca.
Ele também ressalta o papel da Suzano no fortalecimento de outras atividades locais, como agricultura, pecuária e apicultura, evitando perdas por falta de mercado e ampliando oportunidades de renda. “Nosso sonho é que o Sacola Verde cresça ainda mais e atraia novos parceiros”, completa.
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. Com foco em inovação e sustentabilidade, desenvolve produtos a partir de matéria-prima renovável e está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Suas marcas no Brasil incluem Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®. A companhia tem sede no Brasil, operações em diversos continentes e ações negociadas nas bolsas B3 (SUZB3) e NYSE (SUZ).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Festa da Virada 2026 terá programação simultânea em Bataguassu e Nova Porto XV no dia 31
Leia Mais
Estado prorroga prazo do Refis e amplia renegociação de dívidas de ICMS até janeiro de 2026
Leia Mais
Muito além da balança: projeto ‘Amigos Fit’ transforma o cuidado com a obesidade em rede de apoio
Leia Mais
Energisa MS alerta para cuidados com a rede elétrica durante as festas de Ano Novo
Municípios