Saúde / Reconhecimento Institucional
UTI Cardiológica da Cassems de Campo Grande conquista certificação Top Performer e se destaca nacionalmente
Unidade é a única do tipo em MS com o selo de excelência; desempenho é resultado de alta taxa de recuperação, gestão eficiente e foco na segurança do paciente
18/07/2025
07:45
DA REDAÇÃO
As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Cassems de Campo Grande foram novamente reconhecidas como referências nacionais em qualidade assistencial. Nesta quinta-feira (17), as UTIs Adulto e Cardiológica receberam o certificado UTI Top Performer, concedido pelo sistema Epimed Monitor, plataforma que avalia a performance de UTIs em todo o Brasil.
O maior destaque vai para a UTI Cardiológica da Cassems, única do tipo certificada em Mato Grosso do Sul, com reconhecimento entre as melhores do país em desempenho clínico, eficiência no uso de recursos e segurança do paciente.
Das 2.300 UTIs avaliadas no Brasil, apenas 301 conquistaram a certificação Top Performer.
Em Mato Grosso do Sul, somente cinco hospitais receberam o selo — entre eles, os Hospitais Cassems de Campo Grande e Corumbá.
A UTI Cardiológica da Cassems em Campo Grande é a única do estado a alcançar o reconhecimento específico para a especialidade.
O sistema Epimed Monitor leva em conta:
Baixa taxa de infecção hospitalar
Menor tempo de permanência dos pacientes
Alta taxa de recuperação
Eficiência no uso de recursos médicos
Segurança e qualidade do atendimento
“Ter uma pontuação que nos coloca no topo da qualidade reflete o rigor do nosso trabalho diário”, destaca a médica cardiologista Carmelita Alencar Vilela, responsável técnica pela UTI Cardiológica da Cassems.
A gerente comercial do Epimed Monitor, Patrícia Maia, explica que o certificado atesta a capacidade da UTI de entregar resultados com qualidade e eficiência:
“Quando um paciente consegue retornar à rotina em um tempo menor, isso mostra uma UTI com foco em recuperação e bom uso dos recursos.”
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, enfatiza que a certificação representa mais que uma conquista técnica: é uma validação da política de qualidade da instituição.
“Ter três UTIs entre as melhores do país garante aos beneficiários assistência de excelência. Seguimos os principais critérios nacionais e internacionais de qualidade, com segurança e uso adequado dos recursos”, afirmou Ayache.
O reconhecimento nacional reforça a posição da Cassems como uma das principais instituições de saúde do Estado, especialmente no cuidado intensivo. A estrutura, os protocolos clínicos e o comprometimento das equipes são considerados diferenciais estratégicos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vander Loubet garante pacote de investimentos do Novo PAC Saúde para dezenas de cidades de MS
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro reage a operação contra o pai e diz que Moraes "dobrou a aposta"
Leia Mais
PF encontra US$ 14 mil e R$ 8 mil na casa de Bolsonaro; ex-presidente terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de usar redes sociais
Leia Mais
Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica após fotos revelarem inchaço nas pernas e mão maquiada
Municípios