Economia / Cooperativismo
Governo de MS reforça papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável durante o Coops Day em Dourados
Evento reuniu mais de 1.900 cooperados e destacou impacto do cooperativismo na geração de empregos, interiorização da economia e agroindustrialização
07/07/2025
08:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a celebração do Dia Internacional das Cooperativas (Coops Day), realizada no último sábado (5), em Dourados, o Governo de Mato Grosso do Sul reforçou o protagonismo do cooperativismo como motor do desenvolvimento econômico e social no Estado. O evento, que reuniu mais de 1.900 cooperados em atividades esportivas, culturais e de lazer, também foi palco de importantes declarações do Executivo estadual sobre parcerias estratégicas com o setor.
Representando o Governo de MS, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) afirmou que as cooperativas têm papel essencial na interiorização do crescimento econômico e na geração de oportunidades:
“Onde há cooperativa, há produção, geração de empregos, multiplicação de renda e desenvolvimento local. Elas nos ajudam a vencer um dos maiores desafios da gestão estadual, que é interiorizar o crescimento, fazendo-o chegar a cada município, por menor que seja.”
Barbosinha também destacou que Mato Grosso do Sul é hoje o Estado que mais cresce no Brasil, com mais de 20 mil novas vagas de emprego geradas em 2025, número histórico impulsionado, segundo ele, pela atuação cooperativa.
O fortalecimento das cooperativas integra a estratégia “Próspero” do Governo de MS, que apoia a criação e consolidação de cooperativas, especialmente no agronegócio, com foco na agroindustrialização regional. O modelo promove inclusão produtiva, competitividade e desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado.
Em reconhecimento internacional, 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, com o lema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, destacando o papel do setor na promoção de um crescimento econômico mais justo e inclusivo.
139 cooperativas registradas no Sistema OCB/MS
Mais de 15 mil empregos diretos gerados
Cerca de 660 mil cooperados, equivalente a 25% da população estadual
Presença em 77 municípios sul-mato-grossenses
Destaque nos setores de agropecuária, crédito, saúde, transporte, educação e consumo
Celso Régis, presidente da OCB/MS, enfatizou o impacto do setor na transformação social:
“Trabalhando em conjunto, conseguimos promover o progresso de muitas comunidades. Por meio das cooperativas, estamos construindo um mundo mais justo e inclusivo.”
Rogério Beretta, secretário-executivo da Semadesc, reforçou o papel estratégico do cooperativismo no campo:
“No agro, a união em torno das cooperativas assegura mais rentabilidade, competitividade e facilita a chegada dos serviços essenciais ao produtor. O cooperativismo é o caminho para chegar a cada propriedade rural do Estado.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Edinho Silva é eleito presidente nacional do PT com apoio de Lula e missão de liderar reeleição em 2026
Leia Mais
Após condenação, Leo Lins lacra celulares de plateia e retoma piadas com minorias em novo show
Leia Mais
Lia Nogueira pede recapeamento urgente da MS-475 em Glória de Dourados
Leia Mais
ASL promove encontro sobre a obra de Augusto César Proença em edição especial do “Leituras e Conversas”
Municípios