Política
Deputado Zeca do PT denuncia omissão de prefeitos sobre origem de recursos federais em municípios
Parlamentar pede que população fiscalize uso político de programas sociais e denuncie irregularidades
04/07/2025
12:15
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O deputado estadual Zeca do PT fez um alerta contundente nesta sexta-feira (4) sobre a omissão de prefeitos que estariam deixando de reconhecer o papel do Governo Federal em entregas e investimentos em seus municípios. Em especial, o parlamentar criticou o fato de gestores municipais omitirem a origem dos ônibus escolares e dos programas sociais, atribuindo indevidamente os benefícios a administrações locais ou estaduais.
De acordo com Zeca, muitos prefeitos que recebem ônibus escolares adquiridos com recursos federais — via programas do Governo Lula — estão agradecendo publicamente somente ao Governo do Estado, sem mencionar a origem dos recursos que são, na verdade, do Governo Federal.
“É uma injustiça com o presidente Lula e com o povo brasileiro. O Governo Federal investe, envia os recursos, e as prefeituras agem como se fosse mérito próprio. Isso precisa parar. O cidadão tem o direito de saber de onde vem o dinheiro”, declarou o deputado.
Além dos ônibus escolares, Zeca do PT também denunciou a apropriação política de programas sociais federais pelas administrações municipais. Entre os programas citados, estão:
Bolsa Família
Vale Gás
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Minha Casa, Minha Vida
Programa Pé-de-Meia
Segundo o deputado, muitas prefeituras se apropriam dos benefícios como se fossem realizações próprias e não mencionam a articulação e financiamento do Governo Lula. A estratégia, segundo ele, tem viés político e eleitoral, principalmente em ano pré-eleitoral.
“Esses programas são geridos e pagos pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e repassados via CRAS nos municípios. É uma tentativa de enganar a população e manipular politicamente ações que são de interesse público nacional”, reforçou.
Zeca do PT conclamou os cidadãos a fiscalizarem os atos das administrações municipais em relação aos programas sociais e equipamentos públicos entregues.
“Se na sua cidade a prefeitura está omitindo o papel do Governo Federal, denuncie ao Ministério Público e envie os registros ao meu gabinete. Estamos atentos e vamos agir para impedir o uso indevido de ações públicas como palanque político”, pediu.
O parlamentar defendeu que a população tem papel central na defesa da transparência e da verdade, especialmente quando se trata de políticas públicas que beneficiam diretamente as camadas mais vulneráveis da sociedade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PT projeta candidatura própria ao governo de MS com Zeca do PT ou Fábio Trad
Leia Mais
O fantasma da redação do Diário da Serra
Leia Mais
Bolsonaro pode ser preso após julgamento no STF? Entenda os cenários possíveis
Leia Mais
Quem são os ministros que vão julgar Bolsonaro no STF: conheça a composição e o rito do julgamento
Municípios