Política / Assembleia Legislativa
Assembleia vota projeto “Setembro Amarelo vai à Escola” nesta quinta-feira em MS
Iniciativa propõe campanha de prevenção ao suicídio e automutilação em instituições de ensino do Estado
03/07/2025
07:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vota, na manhã desta quinta-feira (3), o texto final do Projeto de Lei 204/2024, que institui a campanha “Setembro Amarelo vai à Escola”. A proposta, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), tem como foco a prevenção ao suicídio e à automutilação entre jovens e adolescentes nas escolas da rede estadual e também em instituições municipais e privadas.
A matéria é o principal destaque da Ordem do Dia da sessão ordinária, que tem início às 9h no Plenário do Palácio Guaicurus, em Campo Grande, com acesso aberto à população e transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis.
“O objetivo é promover atividades educativas de conscientização durante todo o mês de setembro, por meio de palestras, encontros, seminários, panfletagens e debates nas escolas”, destaca a justificativa do projeto.
A campanha deverá ser implementada especialmente nas escolas estaduais de ensino médio, podendo ser estendida a escolas municipais e particulares. A expectativa é fortalecer a rede de apoio aos estudantes, promovendo a escuta ativa e a valorização da vida no ambiente escolar.
Além da proposta de Mara Caseiro, outras três matérias devem ser apreciadas pelos parlamentares:
📌 Projeto de Lei 146/2023 – De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), em segunda discussão. O texto obriga operadoras de planos de saúde com atuação em MS a notificar previamente beneficiários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em caso de suspensão ou cancelamento de serviços.
📌 Projeto de Lei 18/2025 – De autoria do deputado Paulo Duarte (PSB), será votado em primeira discussão. O projeto determina a obrigatoriedade de instalação de elevadores de transporte de macas em edifícios públicos e privados no Estado.
📌 Projeto de Resolução 4/2025 – De autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), está pautado para discussão única e propõe a concessão do Título de Cidadã Sul-mato-grossense a personalidade indicada.
A sessão plenária pode ser acompanhada presencialmente ou por transmissão ao vivo nos canais da Assembleia:
TV ALEMS: canal 7.2 (sinal aberto) e canal 9 (Claro NET)
Rádio ALEMS FM 105.5
Redes sociais oficiais: Facebook e YouTube
Portal da Assembleia: tv.al.ms.gov.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Pedro Caravina pede ampliação dos pontos de atendimento do Programa Mais Social em Campo Grande
Leia Mais
Justiça Eleitoral abre inscrições para teste público de segurança das urnas para eleições de 2026
Leia Mais
Projetos da LDO 2026 do Estado e de Campo Grande avançam e devem ser aprovados em segundo turno
Leia Mais
Câmara vota nesta quinta LDO com orçamento de R$ 7,4 bilhões para Campo Grande
Municípios