Saúde / Solidariedade
Cassems mobiliza colaboradores para campanha de doação de sangue em parceria com o Hemosul
Ação solidária fortalece estoques no inverno e reforça compromisso com a responsabilidade social
27/06/2025
15:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Entre os dias 23 e 27 de junho, a Cassems – Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul – promoveu mais uma edição da tradicional campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemosul. Com o lema “Doe. Você pode salvar até quatro vidas”, a iniciativa mobilizou colaboradores voluntários de todas as unidades da capital, que se deslocaram até a sede do hemocentro para doar.
A campanha acontece em um dos períodos mais críticos para os bancos de sangue, o inverno, quando as doações costumam cair drasticamente. A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres, explica que, antes das ações de conscientização como o Junho Vermelho, a queda nas doações chegava a 70%. “Com campanhas como essa, conseguimos melhorar substancialmente os estoques”, destacou.
Para facilitar a participação, o Hemosul disponibilizou transporte nos turnos matutino e vespertino, permitindo que os colaboradores da Cassems realizassem a doação durante o expediente. A colaboradora Priscila Honório Miranda elogiou a praticidade do processo: “Foi tudo rápido e bem organizado. Consegui doar e retornar ao trabalho em menos de duas horas. Isso mostra que é possível conciliar solidariedade com a rotina profissional”.
A colaboradora Kamila Domingues, doadora frequente, destacou a gratidão em participar: “Doar sangue é um ato de amor. É gratificante saber que estou ajudando alguém”.
Já o vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri, também participou da campanha e ressaltou o envolvimento da equipe. “Cuidar de quem cuida é parte da nossa cultura. Ver os colaboradores engajados numa ação como essa fortalece nossos valores e reforça o papel social que temos na comunidade”, afirmou.
Para doar, é necessário:
Ter entre 16 e 69 anos (menores com consentimento);
Pesar acima de 50kg;
Estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3h anteriores;
Ter dormido ao menos 6h nas últimas 24h;
Apresentar documento com foto;
Estar saudável (sem febre, gripe, diarreia ou no pós-parto).
A doação é segura, rápida e indolor. Os materiais são descartáveis e não há risco de contaminação. A frequência máxima é de quatro doações anuais para homens e três para mulheres, respeitando os intervalos mínimos entre uma doação e outra.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump promete usar “toda a força” contra Maduro e envia navios de guerra para a costa da Venezuela
Leia Mais
Ex-assessor de Bolsonaro seguirá preso por decisão de Alexandre de Moraes no STF
Leia Mais
Comissão de Educação, presidida por Rinaldo, define audiência para debater Plano Estadual de Educação em MS
Leia Mais
Dia no campo: crianças da AACC/MS vivem experiência inesquecível na Fazendinha MS
Municípios