Identidade
Rio Verde de Mato Grosso pode virar Rio Verde do Pantanal após plebiscito proposto pela Assembleia
Objetivo é encerrar confusão histórica com o estado vizinho e reforçar identidade sul-mato-grossense
25/06/2025
19:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O município de Rio Verde de Mato Grosso, localizado a 194 km de Campo Grande (MS), poderá ter seu nome oficialmente alterado para Rio Verde do Pantanal. A proposta de mudança já foi aprovada pela Prefeitura Municipal e pela Câmara de Vereadores, e agora será submetida a um plebiscito, solicitado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).
A iniciativa busca eliminar a recorrente confusão geográfica com o estado vizinho, Mato Grosso, e reforçar a identidade local com o Pantanal sul-mato-grossense. O presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), protocolou o pedido de consulta popular nesta terça-feira (24).
“É uma medida democrática. A população é quem deve decidir se a cidade manterá o nome atual ou adotará uma nova denominação que represente melhor sua identidade regional”, afirmou Gerson Claro.
Plebiscito popular organizado pelo TRE-MS;
Caso o “sim” vença, a Câmara de Vereadores vota projeto de lei com o novo nome;
O prefeito sanciona a nova denominação, que passa a valer oficialmente.
O prefeito Antônio Sabedotti Fornari defendeu a mudança como “um anseio legítimo da comunidade local” e argumentou que a cidade não pertence ao estado de Mato Grosso, o que acaba confundindo turistas, instituições e prejudicando até a autoestima dos moradores.
Nome atual: Rio Verde de Mato Grosso
Proposta de novo nome: Rio Verde do Pantanal
Justificativa: Evitar confusão com o estado de MT e reforçar a identidade com o Pantanal, um dos biomas mais emblemáticos do Brasil
Ainda não há data definida para a realização do plebiscito. O TRE-MS está avaliando a viabilidade e os trâmites legais para organizar a consulta pública.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita ao STF liberação para cirurgia no ombro direito ainda nesta semana
Leia Mais
Funsat oferece 1.460 vagas em Campo Grande nesta quarta-feira com opções para iniciantes e profissionais experientes
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 22
Leia Mais
Mato Grosso do Sul terá quarta-feira de calor, nuvens carregadas e alerta para chuva intensa em áreas do Estado
Municípios