Educação / Sustentabilidade
Professor da UEMS ganha destaque internacional em conferência da ONU na França
Lúcio Flávio Sunakozawa presidirá mesa e ministrará palestra sobre Rota Bioceânica durante evento oficial da ONU sobre os oceanos
07/06/2025
10:00
DA REDAÇÃO
Professor Lúcio Flávio tem agenda global na França em conferências sobre a sustentabilidade do planeta ©DIVULGAÇÃO
O professor Lúcio Flávio Sunakozawa, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi convidado para uma participação de destaque na One Ocean Science 2025, conferência internacional que integra a agenda oficial da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC). O evento ocorre entre 9 e 13 de junho, na cidade de Nice, na França.
Com sólida atuação nas áreas de educação ambiental, justiça climática, recursos hídricos e integração sul-americana pela Rota Bioceânica, o professor irá presidir uma mesa de debates e ministrar a conferência intitulada “Rotas Verdes para Oceanos Azuis: Educação e Economia Azul diante da Rota Bioceânica”. A apresentação destacará a experiência brasileira na formação ambiental de jovens, a atuação em comunidades vulneráveis e a integração entre bacias hidrográficas e o mar como estratégia para o desenvolvimento sustentável.
O convite partiu do Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable (CEAEDD), parceiro do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação (CAESE), no Brasil. A missão internacional do professor também inclui a formalização de um acordo de cooperação acadêmica e científica entre a UEMS e o CEAEDD, a ser assinada no Cluster Paris-Saclay.
“Este é um passo importante para consolidar a presença científica de Mato Grosso do Sul em debates estratégicos sobre educação oceânica e desenvolvimento sustentável”, afirmou o professor Lúcio Flávio.
Durante sua agenda na França, o professor também participará da cerimônia oficial dos 50 anos do Programa Hidrológico Intergovernamental (IHP) da UNESCO, em Paris. E no dia 15 de junho, integrará o projeto Louvre 2030 como palestrante no Museu do Louvre, onde abordará os desafios da Justiça Climática, Cidadania Global e Direitos Humanos em painel com representantes internacionais.
A missão internacional é um desdobramento do trabalho liderado por Lúcio Flávio na UEMS, envolvendo projetos como:
Educação Oceânica na Rota Bioceânica
Integração com a Diretoria Internacional (DIRIN)
Atuação do Mestrado PROFÁGUA e do Doutorado em Educação
Participação de cursos como Direito e centros como o CORAL – Observatório das Rotas da América Latina
Parcerias com instituições governamentais e centros de excelência europeus
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fábio Trad oficializa filiação ao PT em Brasília ao lado de lideranças nacionais e estaduais
Leia Mais
Suzano abre seis processos seletivos em três cidades de MS
Leia Mais
Governo nomeia integrantes de grupo que vai avaliar Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande
Leia Mais
Bolsonaro é novamente indiciado e pressão aumenta às vésperas de julgamento no STF
Municípios