Campo Grande (MS), Domingo, 01 de Junho de 2025

Política Nacional

Temer inclui Riedel em articulação por 3ª via nas eleições de 2026: “Brasil precisa de programa, não de nomes”

Ex-presidente contabiliza apoio de seis governadores, incluindo o tucano de MS, na construção de candidatura de centro-direita com propostas concretas

30/05/2025

16:00

DA REDAÇÃO

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), ao lado do ex-presidente Michel Temer (MDB) durante o Fórum Lide COP 30, em Bonito, nesta sexta-feira (30) ©Saul Schramm

Durante participação no Fórum Lide COP 30, realizado nesta sexta-feira (30) em Bonito (MS), o ex-presidente Michel Temer (MDB) confirmou a adesão do governador Eduardo Riedel (PSDB) ao grupo de lideranças que articula a construção de uma candidatura de centro-direita para as eleições presidenciais de 2026. Com isso, o número de governadores envolvidos na mobilização chega a seis.

“Ainda agora conversei com o governador Riedel, que apoia a ideia, então são seis governadores que praticamente poderiam organizar um grande projeto para o País”, afirmou Temer.

Além de Riedel, o grupo — que tem sido informalmente chamado de “Movimento Brasil” — inclui os governadores Eduardo Leite (RS), Ratinho Junior (PR), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO) e Tarcísio de Freitas (SP).

Da articulação à proposta: programa contra programa

Segundo Michel Temer, a movimentação começou de forma espontânea, quando foi procurado individualmente pelos governadores. Após conversas, ele sugeriu a criação de uma coalizão com base em propostas programáticas e não em disputas personalistas.

“O Brasil carece de programa, carece de projeto. Temos que abandonar essa coisa de nome contra nome e transformar a eleição em uma disputa de programa contra programa”, declarou o ex-presidente.

Riedel reforça adesão e elogia proposta de coalizão

O governador Eduardo Riedel, que já havia manifestado apoio ao movimento, reafirmou que vê com bons olhos a iniciativa. Para ele, trata-se de uma "agenda de Brasil" que foge do embate superficial entre polos ideológicos.

“A iniciativa do ex-presidente é louvável em buscar uma agenda de Brasil, que não fique de maneira rasa na discussão polo A ou polo B, mas que tenha no seu conjunto propostas concretas. Temos que trabalhar pelo Brasil”, disse Riedel.

O tucano também tem se destacado por sua postura técnica e moderada no cenário político, e a adesão ao grupo consolida sua posição como um dos nomes que podem ganhar protagonismo nacional nos próximos anos.

Clima e Brasil no centro da pauta

Durante sua fala em Bonito, Temer também destacou a atuação de Riedel à frente das discussões climáticas e sua contribuição ao puxar o debate da COP 30. O ex-presidente defendeu que o tema ambiental deve ser tratado com seriedade, sem ideologização.

“O meio ambiente é uma preocupação de todos. Não pode ser ideologizado. O governador Riedel demonstra preocupação com o Brasil e com o mundo ao liderar esse debate.”


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: