Política / Partido
Semana decisiva em Brasília: Reinaldo, Riedel, Nelsinho e Tereza Cristina articulam trocas partidárias
Encontros com cúpulas nacionais do PL, PSDB, PP, PSD e MDB podem definir federações e candidaturas para 2026 em MS
18/05/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A semana começa decisiva para os principais líderes políticos de Mato Grosso do Sul em Brasília. Os ex-governadores Reinaldo Azambuja (PSDB), Eduardo Riedel (PSDB), o senador Nelsinho Trad (PSD) e a senadora Tereza Cristina (PP) participam de reuniões com as cúpulas nacionais de seus partidos e de outras legendas, como PL, MDB e Republicanos, para discutir filições, federações e estratégias eleitorais para 2026.
A movimentação acontece num momento em que os partidos buscam reorganização nacional e nos estados, com foco nas eleições municipais de 2024 e, principalmente, na formação de palanques e estruturas fortes para a disputa presidencial e ao governo estadual em 2026.
O ex-governador Reinaldo Azambuja, atualmente no PSDB, deve se reunir na quarta-feira (22) com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é de que, nesse encontro, seja formalizado seu ingresso na sigla. A filiação de Reinaldo ao PL foi acordada no ano passado como contrapartida ao apoio do partido à candidatura de Beto Pereira (PSDB) à prefeitura de Campo Grande.
Reinaldo também terá reuniões com a direção nacional do PSDB para tratar de sua desfiliação, o que representaria mais um desfalque relevante nos quadros tucanos.
Já o governador Eduardo Riedel, de volta dos Estados Unidos, também deve acelerar as conversas sobre sua saída do PSDB. Antes da viagem, o chefe do Executivo estadual chegou a falar em tom de despedida em entrevistas e agora deve definir seu novo destino partidário, com conversas em curso com o MDB, PP e PSD.
A permanência de Riedel no PSDB é considerada cada vez mais improvável, o que pode gerar impacto direto na liderança da sigla no Estado e na composição das alianças para a sua eventual tentativa de reeleição.
O senador Nelsinho Trad, presidente regional do PSD em MS, também está no centro das negociações. Na sexta-feira (23), ele se reúne com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em uma tentativa de reaproximação. Nelsinho ficou contrariado com a condução de Kassab nas articulações com Reinaldo Azambuja e Eduardo Riedel, que ocorreram sem sua participação.
Com insatisfação crescente, Nelsinho já negocia com o PP e com o PL, ambos interessados em garantir estrutura para sua reeleição ao Senado. No PP, o convite foi feito por Tereza Cristina; no PL, a articulação tem aval direto de Bolsonaro.
As movimentações também colocam a senadora Tereza Cristina (PP) no centro de uma possível reconfiguração. Ela participa das tratativas envolvendo a possível federação entre MDB e Republicanos, que pode culminar no apoio a uma eventual candidatura do PP ao governo estadual — cenário no qual Tereza poderia ser lançada como cabeça de chapa.
Caso isso ocorra, cresce a possibilidade de embate direto com Riedel, dificultando seu plano de reeleição e dividindo a base conservadora sul-mato-grossense.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF inicia audiências da trama golpista com depoimento do ex-comandante do Exército
Leia Mais
Coordenadora da Federação de Boxe de MS morre em grave acidente no Paraná
Leia Mais
Lúcio sofre queimaduras em acidente doméstico e tem 18% do corpo atingido
Leia Mais
Ancelotti convoca seis jogadores do Flamengo na pré-lista da Seleção Brasileira
Municípios