Economia / Energia
Itaipu completa 51 anos com investimentos em inovação e foco na transição energética
Com tarifa 26% mais barata e energia para 20 milhões de brasileiros, usina avança em projetos de hidrogênio, biogás e usina solar flutuante
17/05/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, considerada líder mundial em geração acumulada de energia limpa, completa 51 anos neste sábado (17), reforçando seu papel estratégico no fornecimento de eletricidade ao Brasil e ao Paraguai, além do compromisso com a inovação energética e a sustentabilidade ambiental.
Fruto de um tratado bilateral firmado em 1974 entre Brasil e Paraguai, Itaipu mantém uma disponibilidade operacional de mais de 97% e atualmente responde por 7% da energia elétrica consumida no Brasil, abastecendo mais de 20 milhões de pessoas. A tarifa da energia produzida pela usina foi reduzida em 26% desde 2023, e o valor será mantido até dezembro de 2026, conforme informou a administração da binacional.
Em 2025, Itaipu foi agraciada com o Milestone Award, do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), principal premiação da engenharia elétrica mundial. O prêmio reconhece obras que mudaram o curso da engenharia global — reconhecimento que simboliza o impacto da hidrelétrica em escala internacional.
“Itaipu é mais do que uma usina, é um projeto de integração entre nações, de compromisso com o desenvolvimento sustentável e de liderança na transição energética”, afirmou Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu.
Com 20 unidades geradoras e 14 GW de potência instalada, Itaipu já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora desde o início de suas operações — volume suficiente para abastecer o planeta inteiro por 43 dias.
A construção da usina envolveu mais de 40 mil trabalhadores e foi realizada sem modelagem digital, o que aumenta ainda mais o feito da engenharia à época.
A binacional tem investido fortemente em soluções inovadoras de geração de energia limpa. Entre os projetos em destaque estão:
Produção de biogás e hidrogênio de baixo carbono
Combustível sustentável de aviação (SAF)
Instalação de uma usina solar flutuante no próprio reservatório de Itaipu
Cerca de US$ 649 milhões estão sendo aplicados em atualização tecnológica, ampliando a eficiência e a sustentabilidade da operação.
Desde os anos 1980, Itaipu desenvolve projetos socioambientais que impactam positivamente as comunidades da região. Em 2005, esse compromisso passou a integrar oficialmente sua missão institucional.
“Produzimos uma das três tarifas mais baratas do país e mantemos uma atuação forte em sustentabilidade. Nossa missão é fornecer energia limpa com responsabilidade social e ambiental para o Brasil, o Paraguai e o planeta”, destacou a direção da empresa em nota.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas duas das cinco maiores cidades de MS
Leia Mais
Em fase de transição, PSDB deve ter nova executiva estadual ainda nesta semana
Leia Mais
Reinaldo Azambuja convoca primeira reunião no comando do PL em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Instrumentos de combate à depressão
Municípios