Economia / Energia
Itaipu completa 51 anos com investimentos em inovação e foco na transição energética
Com tarifa 26% mais barata e energia para 20 milhões de brasileiros, usina avança em projetos de hidrogênio, biogás e usina solar flutuante
17/05/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, considerada líder mundial em geração acumulada de energia limpa, completa 51 anos neste sábado (17), reforçando seu papel estratégico no fornecimento de eletricidade ao Brasil e ao Paraguai, além do compromisso com a inovação energética e a sustentabilidade ambiental.
Fruto de um tratado bilateral firmado em 1974 entre Brasil e Paraguai, Itaipu mantém uma disponibilidade operacional de mais de 97% e atualmente responde por 7% da energia elétrica consumida no Brasil, abastecendo mais de 20 milhões de pessoas. A tarifa da energia produzida pela usina foi reduzida em 26% desde 2023, e o valor será mantido até dezembro de 2026, conforme informou a administração da binacional.
Em 2025, Itaipu foi agraciada com o Milestone Award, do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), principal premiação da engenharia elétrica mundial. O prêmio reconhece obras que mudaram o curso da engenharia global — reconhecimento que simboliza o impacto da hidrelétrica em escala internacional.
“Itaipu é mais do que uma usina, é um projeto de integração entre nações, de compromisso com o desenvolvimento sustentável e de liderança na transição energética”, afirmou Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu.
Com 20 unidades geradoras e 14 GW de potência instalada, Itaipu já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora desde o início de suas operações — volume suficiente para abastecer o planeta inteiro por 43 dias.
A construção da usina envolveu mais de 40 mil trabalhadores e foi realizada sem modelagem digital, o que aumenta ainda mais o feito da engenharia à época.
A binacional tem investido fortemente em soluções inovadoras de geração de energia limpa. Entre os projetos em destaque estão:
Produção de biogás e hidrogênio de baixo carbono
Combustível sustentável de aviação (SAF)
Instalação de uma usina solar flutuante no próprio reservatório de Itaipu
Cerca de US$ 649 milhões estão sendo aplicados em atualização tecnológica, ampliando a eficiência e a sustentabilidade da operação.
Desde os anos 1980, Itaipu desenvolve projetos socioambientais que impactam positivamente as comunidades da região. Em 2005, esse compromisso passou a integrar oficialmente sua missão institucional.
“Produzimos uma das três tarifas mais baratas do país e mantemos uma atuação forte em sustentabilidade. Nossa missão é fornecer energia limpa com responsabilidade social e ambiental para o Brasil, o Paraguai e o planeta”, destacou a direção da empresa em nota.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre Claudinei da Silva, ex-prefeito de Glória de Dourados e ex-deputado estadual de MS
Leia Mais
Lula retorna ao Brasil sob pressão por crise no INSS e desgaste interno
Leia Mais
Barbosinha exalta força do agro em noite de homenagens na Expoagro 2025
Leia Mais
Acordo entre J&F e Paper destrava megainvestimento de R$ 28 bilhões em nova fábrica da Eldorado em MS
Municípios