Campo Grande (MS), Segunda-feira, 12 de Maio de 2025

Política / Câmara Municipal

CPI do Consórcio Guaicurus ouve atuais e ex-dirigentes da Agetran sobre fiscalização do transporte coletivo

Vereadores querem esclarecimentos sobre atrasos, linhas fantasmas e relatório que classificou serviço como 'excelente'

11/05/2025

07:45

MDX

DA REDAÇÃO

Atual diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva, e antigo gestor, Janine Bruno

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Consórcio Guaicurus, instaurada pela Câmara Municipal de Campo Grande, realiza nesta semana novas oitivas com foco na fiscalização técnica e operacional do transporte coletivo da Capital. Entre os convocados, estão o atual e o ex-diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

As oitivas ocorrem após denúncias da população sobre problemas recorrentes, como atrasos nos ônibus e a chamada “linha fantasma” – veículos que constam na programação, mas não aparecem, deixando os passageiros à espera.

Agenda das oitivas:

📅 Segunda-feira (12/05)

  • 13h – Luiz Carlos Alencar Filho, fiscal de Transporte e Trânsito (aposentado)

  • 15h – Henrique de Matos Moraes, auditor da Agetran e um dos responsáveis pelo Remid (Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho) referente aos meses de agosto a outubro de 2024

📅 Quarta-feira (14/05)

  • 13h – Paulo da Silva, atual diretor-presidente da Agetran

  • 15h – Janine de Lima Bruno, ex-diretor-presidente da agência (2016–abril de 2024)

Relatório questionado e “nota excelente”

Durante a oitiva do dia 7 de maio, auditores da Agetran confirmaram inconsistências no relatório Remid, que atribuiu nota “excelente” ao serviço do Consórcio Guaicurus. A vereadora Luiza Ribeiro (PT) classificou o relatório como "material falso", criticando a ausência de monitoramento mensal e a suposta influência do consórcio sobre o sistema de avaliação.

“O relatório é apresentado como se fosse técnico, mas não há comprovação de sua periodicidade nem independência da análise”, declarou Luiza.

O auditor Luiz Cláudio Pissurno Chaves confirmou que os relatórios não são produzidos mensalmente, embora o monitoramento continue sendo feito, segundo ele, “de forma contínua”.

O que vem a seguir:

Na semana seguinte, a CPI deve ouvir ex-diretores da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos):

  • Odilon de Oliveira Júnior

  • Vinícius Leite Campos

Ambos estiveram à frente da regulação dos contratos do transporte coletivo durante os últimos anos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: