Emprego / Qualificação
Senar/MS oferece 1.220 vagas gratuitas em cursos pela plataforma MS Qualifica Digital
Capacitações são voltadas ao setor florestal e integram nova estratégia do Governo do Estado para geração de emprego e renda
02/05/2025
10:45
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) anunciou a oferta de 1.220 vagas gratuitas em cursos de capacitação voltados ao setor florestal por meio da plataforma MS Qualifica Digital, lançada nesta quarta-feira (30) pelo Governo de Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa ampliar o acesso à qualificação profissional e fomentar a empregabilidade em todo o estado, por meio de um ambiente 100% digital e acessível.
A plataforma está disponível gratuitamente no site msqualifica.ms.gov.br e também no aplicativo MS Digital, reunindo cursos, currículos e vagas de emprego, conectando trabalhadores, empresas e instituições de ensino.
“Estamos oferecendo capacitações gratuitas aos produtores rurais, trabalhadores e aquelas pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho”, afirmou o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, durante o lançamento.
As 12 trilhas de capacitação disponibilizadas pelo Senar/MS têm carga horária entre 144 e 220 horas e são compostas por cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). Os conteúdos são voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais no setor florestal.
Confira os principais temas:
Viveirista – 24 cursos | 196 horas
Máquinas Florestais – Periféricos e Tecnologias – 22 cursos | 216 horas
Operador de Máquinas – Linha Amarela – 14 cursos | 168 horas
Segurança no Manejo de Florestas – 18 cursos | 144 horas
Comercialização de Florestas Plantadas – 18 cursos | 200 horas
Processos Gerenciais em Florestas Plantadas – 26 cursos | 220 horas
Com proposta inclusiva, o MS Qualifica Digital foi desenvolvido para ser intuitivo e acessível, inclusive para usuários com baixa familiaridade com tecnologia. A plataforma é uma das apostas do Governo do Estado para fortalecer a economia regional, unindo tecnologia, capacitação e geração de emprego.
Mato Grosso do Sul possui hoje uma das menores taxas de desocupação do país, com 3,7%, conforme dados do IBGE.
“Com o MS Qualifica Digital, damos mais um passo importante ao ampliar o alcance da qualificação técnica, com foco em empregabilidade, geração de renda e fortalecimento da economia”, completou Lucas Galvan.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia dezenas da Dupla Sena, Lotofácil, Lotomania e Super Sete nesta sexta (2)
Leia Mais
Idoso preso por embriaguez ao volante morre em cela do Cepol em Campo Grande
Leia Mais
Vereador denuncia exclusão de pré-candidata do PL em pesquisa para o Senado em MS [vídeo]
Leia Mais
Marcha Para Jesus 2025 é lançada nesta sexta na Praça do Rádio, em Campo Grande
Municípios