Política / Esporte
Deputado apresenta projeto para proibir uso de camisa vermelha pela Seleção Brasileira
Proposta de Zé Trovão exige uso exclusivo das cores da Bandeira Nacional em representações oficiais do Brasil
29/04/2025
16:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou nesta terça-feira (29) um projeto de lei que obriga o uso das cores da Bandeira Nacional (verde, amarelo, azul e branco) por todas as entidades públicas ou privadas que representem oficialmente o Brasil, em qualquer contexto — esportivo, diplomático, científico ou cultural.
A proposta surge após a repercussão negativa em torno da possibilidade de a Seleção Brasileira de Futebol usar uma camisa na cor vermelha durante a Copa do Mundo de 2026, substituindo o tradicional uniforme azul. A ideia foi divulgada pelo site especializado Footy Headlines, e gerou críticas entre jogadores, comentaristas e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o texto, a obrigatoriedade do uso das cores nacionais se aplica a:
Delegações esportivas;
Missões diplomáticas e consulares;
Delegações científicas, tecnológicas ou culturais;
Entidades participantes de exposições internacionais ou eventos oficiais;
Organizações da sociedade civil conveniadas com a administração pública federal.
A proposta ainda prevê sanções para o descumprimento, que podem incluir advertência e até impedimento de representar o Brasil por até quatro anos.
Na justificativa do projeto, Zé Trovão afirma que a iniciativa tem como objetivo reforçar o sentimento de pertencimento e orgulho nacional.
“O projeto visa fortalecer a identidade nacional e promover o sentimento de pertencimento e orgulho entre os brasileiros, exigindo que entidades em representação oficial utilizem as cores da Bandeira Nacional”, escreveu o parlamentar.
Segundo ele, a medida também visa valorizar a imagem do Brasil no exterior e manter a mensagem de unidade e respeito à história do país.
A proposta de camisa vermelha para a Seleção Brasileira causou forte repercussão nas redes sociais. Conforme o estatuto da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a Seleção só pode usar uniformes com as cores da bandeira da entidade, exceto em casos comemorativos. A nova camisa — que não seguiria essa norma — estaria prevista para ser lançada em março de 2025, com uso na Copa do Mundo d
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Anitta trava disputa judicial contra farmacêutica por uso de nome em cosméticos
Leia Mais
Justiça condena deputado Nikolas Ferreira por discurso transfóbico na Câmara
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 11 milhões
Leia Mais
CBF nega camisa vermelha da Seleção Brasileira e afirma compromisso com estatuto
Municípios