Política Internacional
Lula agradece Trump pela suspensão parcial de tarifas e diz esperar “zerar qualquer celeuma” com os EUA
Presidente afirma que decisão é um passo importante e quer encontro bilateral para normalizar relações comerciais e políticas
20/11/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20) que a suspensão parcial da tarifa de 40% aplicada pelos Estados Unidos sobre diversos produtos brasileiros representa um avanço significativo nas negociações bilaterais. Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula afirmou que a medida não resolve todos os impasses, mas é um movimento relevante para restabelecer o equilíbrio comercial.
“Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante. O presidente Trump acaba de anunciar que vai começar a reduzir vários produtos brasileiros que foram taxados em 40%. Isso é um resultado muito importante”, declarou.
Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda Fernando Haddad, Lula disse esperar um encontro presencial com o presidente Donald Trump, seja no Brasil ou nos Estados Unidos, para avançar nas negociações.
“Ele está convidado para vir ao Brasil quando quiser, e eu espero ser convidado para ir a Washington para zerar qualquer celeuma comercial ou política entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou. Lula agradeceu publicamente o gesto, mas destacou que aguarda a conclusão total do acordo: “Vou lhe agradecer só parcialmente, e vou lhe agradecer totalmente quando tudo estiver acordado.”
Lula gravou o vídeo em São Paulo, pouco antes de embarcar para a Cúpula do G20, na África do Sul.
A decisão anunciada pela Casa Branca remove a tarifa extra de 40% sobre uma série de produtos agropecuários brasileiros, incluindo carne bovina, café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja e tomate.
Na ordem executiva publicada nesta quinta-feira (20), Trump afirma que a medida foi adotada após conversa por telefone com Lula. Segundo o documento, ambos concordaram em abrir negociações formais para resolver questões previstas no Decreto Executivo 14.323, que instituiu o tarifaço.
As negociações ainda estão em andamento.
Em nota emitida durante a noite, o Itamaraty informou que o governo brasileiro recebeu “com satisfação” a suspensão da tarifa adicional e destacou que o gesto foi adotado pelos Estados Unidos após avaliação técnica de autoridades norte-americanas sobre o avanço das conversas com o Brasil.
O comunicado menciona também que a medida tem efeito retroativo a 13 de novembro, data da última reunião entre o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington. Durante o encontro, ambos discutiram a necessidade de reduzir tensões comerciais.
O Ministério das Relações Exteriores reiterou que o Brasil está disposto a manter o diálogo e solucionar pendências bilaterais, citando a tradição de 201 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 5 nesta sexta-feira (21)
Leia Mais
INSS torna cadastro biométrico obrigatório para novos benefícios a partir de novembro
Leia Mais
Haddad afirma que Brasil terá a menor inflação e a menor média de desemprego em quatro anos
Leia Mais
Trump atende pedido de Lula e suspende tarifa sobre carne; medida afeta diretamente 60% das exportações de MS aos EUA
Municípios