Política Internacional
Lula agradece Trump pela suspensão parcial de tarifas e diz esperar “zerar qualquer celeuma” com os EUA
Presidente afirma que decisão é um passo importante e quer encontro bilateral para normalizar relações comerciais e políticas
20/11/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20) que a suspensão parcial da tarifa de 40% aplicada pelos Estados Unidos sobre diversos produtos brasileiros representa um avanço significativo nas negociações bilaterais. Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula afirmou que a medida não resolve todos os impasses, mas é um movimento relevante para restabelecer o equilíbrio comercial.
“Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante. O presidente Trump acaba de anunciar que vai começar a reduzir vários produtos brasileiros que foram taxados em 40%. Isso é um resultado muito importante”, declarou.
Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda Fernando Haddad, Lula disse esperar um encontro presencial com o presidente Donald Trump, seja no Brasil ou nos Estados Unidos, para avançar nas negociações.
“Ele está convidado para vir ao Brasil quando quiser, e eu espero ser convidado para ir a Washington para zerar qualquer celeuma comercial ou política entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou. Lula agradeceu publicamente o gesto, mas destacou que aguarda a conclusão total do acordo: “Vou lhe agradecer só parcialmente, e vou lhe agradecer totalmente quando tudo estiver acordado.”
Lula gravou o vídeo em São Paulo, pouco antes de embarcar para a Cúpula do G20, na África do Sul.
A decisão anunciada pela Casa Branca remove a tarifa extra de 40% sobre uma série de produtos agropecuários brasileiros, incluindo carne bovina, café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja e tomate.
Na ordem executiva publicada nesta quinta-feira (20), Trump afirma que a medida foi adotada após conversa por telefone com Lula. Segundo o documento, ambos concordaram em abrir negociações formais para resolver questões previstas no Decreto Executivo 14.323, que instituiu o tarifaço.
As negociações ainda estão em andamento.
Em nota emitida durante a noite, o Itamaraty informou que o governo brasileiro recebeu “com satisfação” a suspensão da tarifa adicional e destacou que o gesto foi adotado pelos Estados Unidos após avaliação técnica de autoridades norte-americanas sobre o avanço das conversas com o Brasil.
O comunicado menciona também que a medida tem efeito retroativo a 13 de novembro, data da última reunião entre o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington. Durante o encontro, ambos discutiram a necessidade de reduzir tensões comerciais.
O Ministério das Relações Exteriores reiterou que o Brasil está disposto a manter o diálogo e solucionar pendências bilaterais, citando a tradição de 201 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios