Campo Grande (MS), Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Política / Cidadania

Campanha contra anistia a golpistas já reúne quase 175 mil assinaturas

Iniciativa será levada ao Congresso para pressionar pelo arquivamento do PL da Anistia

28/04/2025

13:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A campanha "Sem anistia para golpistas", que mobiliza a sociedade contra o Projeto de Lei da Anistia — voltado aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 —, já contabiliza quase 175 mil assinaturas até a manhã desta segunda-feira (28).

Idealizada pela organização Nossas e apoiada pela coalizão Pacto pela Democracia, que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil, a campanha tem como objetivo pressionar o Congresso Nacional pelo arquivamento do Projeto de Lei 2858/2022. As assinaturas serão entregues oficialmente no início de maio.

Mobilização pela democracia
Segundo Arthur Mello, coordenador de advocacy do Pacto pela Democracia:

"A responsabilização pelo ataque ao estado democrático de direito é uma pauta da sociedade civil, não um embate partidário. O Congresso não pode travar pautas importantes por conta do golpismo e de projetos que não atendem às demandas reais da população."

Posicionamento oficial
Em nota pública, o Pacto pela Democracia afirmou que o PL da Anistia tenta se apresentar sob o discurso de “pacificação nacional”, mas, na realidade, defende interesses privados e compromete o princípio da justiça.

“A verdadeira pacificação se constrói com responsabilização. O projeto é inconstitucional, pois a Constituição de 1988 considera crime inafiançável e imprescritível a tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.”

O texto também destaca que o PL contraria a vontade expressa da maioria da população e representa um grave retrocesso democrático.

Sobre o projeto de lei
O PL 2858/2022 propõe conceder anistia aos responsáveis por atos golpistas, o que gerou forte reação de organizações sociais, juristas e lideranças políticas comprometidas com a defesa da democracia e do estado de direito.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: