TCE / Política e Gestão Pública
TCE-MS visita STJ para conhecer sistemas de jurisprudência e inteligência artificial
Objetivo é modernizar processos internos e aprimorar a produção de decisões no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul
28/04/2025
12:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em busca de inovação e aprimoramento dos seus processos internos, representantes do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) realizaram uma visita institucional ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, na última sexta-feira (25).
Participaram da missão o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, o diretor de Serviços Processuais Eduardo Dionizio dos Santos e a chefe da Coordenadoria de Sistematização das Decisões Dafne Reichel Cabral.
Conhecimento de práticas inovadoras
Durante o encontro, os representantes do TCE-MS conheceram a ferramenta de sistematização da jurisprudência do STJ, amplamente elogiada em congressos e eventos especializados. Eles também acompanharam o fluxo de criação de jurisprudência e a rotina de trabalho no Tribunal Superior, com o objetivo de aplicar melhorias semelhantes na Corte de Contas sul-mato-grossense.
Uso de inteligência artificial no STJ
Outro destaque foi a apresentação do novo motor de inteligência artificial generativa implantado no STJ. Conforme explicou Dafne Reichel:
“A nova ferramenta processa informações, identifica padrões e fornece respostas qualificadas para as necessidades dos magistrados, aumentando significativamente a eficiência na produção de decisões jurídicas."
Recepção e troca de experiências
A equipe do TCE-MS foi recebida pelos servidores Amilar Domingos (Assessoria de Inteligência Artificial – AIA), Érica Militão Olinda (Coordenadoria de Estudos Jurisprudenciais – CEJU) e Liliane Mendes Azevedo Horta (Seção de Conformidade Jurisprudencial – SCONF).
O conselheiro substituto Célio Lima destacou a importância da visita institucional:
“O encontro reforçou a relevância da troca de experiências entre as instituições para o fortalecimento da gestão pública e o aprimoramento da prestação jurisdicional."
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Petróleo deve seguir sob tensão mesmo após reabertura parcial do estreito de Hormuz
Leia Mais
Campo Grande mantém plantão contra gripe neste sábado em duas unidades de saúde
Leia Mais
TRE-MS abre plantão neste sábado para regularização de título em Campo Grande
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 60 milhões neste sábado e movimenta apostas em todo o país
Municípios