TCE / Política e Gestão Pública
TCE-MS visita STJ para conhecer sistemas de jurisprudência e inteligência artificial
Objetivo é modernizar processos internos e aprimorar a produção de decisões no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul
28/04/2025
12:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em busca de inovação e aprimoramento dos seus processos internos, representantes do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) realizaram uma visita institucional ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, na última sexta-feira (25).
Participaram da missão o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, o diretor de Serviços Processuais Eduardo Dionizio dos Santos e a chefe da Coordenadoria de Sistematização das Decisões Dafne Reichel Cabral.
Conhecimento de práticas inovadoras
Durante o encontro, os representantes do TCE-MS conheceram a ferramenta de sistematização da jurisprudência do STJ, amplamente elogiada em congressos e eventos especializados. Eles também acompanharam o fluxo de criação de jurisprudência e a rotina de trabalho no Tribunal Superior, com o objetivo de aplicar melhorias semelhantes na Corte de Contas sul-mato-grossense.
Uso de inteligência artificial no STJ
Outro destaque foi a apresentação do novo motor de inteligência artificial generativa implantado no STJ. Conforme explicou Dafne Reichel:
“A nova ferramenta processa informações, identifica padrões e fornece respostas qualificadas para as necessidades dos magistrados, aumentando significativamente a eficiência na produção de decisões jurídicas."
Recepção e troca de experiências
A equipe do TCE-MS foi recebida pelos servidores Amilar Domingos (Assessoria de Inteligência Artificial – AIA), Érica Militão Olinda (Coordenadoria de Estudos Jurisprudenciais – CEJU) e Liliane Mendes Azevedo Horta (Seção de Conformidade Jurisprudencial – SCONF).
O conselheiro substituto Célio Lima destacou a importância da visita institucional:
“O encontro reforçou a relevância da troca de experiências entre as instituições para o fortalecimento da gestão pública e o aprimoramento da prestação jurisdicional."
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena terá novo valor a partir de 10 de julho: aposta simples sobe para R$ 6
Leia Mais
Feira Literária de Dourados pode entrar para o Calendário Oficial de MS
Leia Mais
Campo Grande lidera saneamento básico no Centro-Oeste e antecipa metas do novo Marco Legal
Leia Mais
Vereadores aprovam LDO 2026 com 275 emendas e mantêm limite de 15% para créditos suplementares
Municípios