Interior / Dourados
HU-UFGD realiza mutirão de cirurgias e exames para povos indígenas em Dourados
Ação integra o projeto nacional "Ebserh em Ação" e busca reduzir filas de espera no sistema público de saúde
26/04/2025
09:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD) realiza neste sábado (26) e na próxima terça-feira (29) um mutirão de cirurgias e exames diagnósticos voltado exclusivamente para a comunidade indígena de Dourados e região.
A iniciativa faz parte do projeto nacional “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”, e integra a programação do hospital para o mês de comemoração dos Povos Indígenas.
Durante o mutirão, o hospital prevê a realização de:
64 cirurgias com anestesia geral
72 exames diagnósticos, entre eles:
Colonoscopias
Mamografias
Ultrassonografias
Eletroencefalogramas
As atividades contam com a participação de equipes multiprofissionais do HU-UFGD, envolvendo cirurgiões, anestesistas, radiologistas, ultrassonografistas, enfermeiros e assistentes.
Serão beneficiados indígenas que:
Estão na fila de espera cirúrgica do HU-UFGD
Estão cadastrados no Sistema de Regulação (SISREG)
Foram identificados pela demanda reprimida do Polo Base do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Dourados
A ação é fruto do trabalho conjunto entre:
HU-UFGD/Ebserh
Secretaria Municipal de Saúde (SEMS)
Polo Base do DSEI
Essas instituições atuaram na identificação, captação e convocação dos pacientes indígenas, garantindo o acesso aos procedimentos de média e alta complexidade.
O mutirão tem como principal meta:
Reduzir a fila de espera para cirurgias e exames
Promover o acesso à saúde especializada para os povos indígenas
Reafirmar o compromisso com a inclusão e o respeito às comunidades tradicionais
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PT se consolida na disputa ao Senado e deve manter duas cadeiras na Câmara dos Deputados em MS, aponta análise
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 8 milhões no próximo sorteio
Leia Mais
Pecuarista de MS morre durante prova de automobilismo em São Paulo
Leia Mais
Inscrições para concurso da Conab seguem até 15 de maio com salários de até R$ 8 mil
Municípios