Saúde e Bem-Estar
Casa Rosa e Casa Azul reforçam luta contra o câncer no MS com ações gratuitas e diagnóstico precoce
Projetos idealizados pelo Dr. Victor Rocha já atenderam milhares de pacientes e avançam para o interior do estado
08/04/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
No Dia Mundial do Combate ao Câncer, celebrado nesta segunda-feira, 8 de abril, o Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a saúde pública por meio de duas iniciativas transformadoras: os projetos Casa Rosa e Casa Azul. Idealizados pelo médico e vereador Dr. Victor Rocha, ambos têm se destacado pelo atendimento humanizado e gratuito, com foco em prevenção, diagnóstico precoce e acolhimento.
Voltada à saúde da mulher, a Casa Rosa já realizou mais de 9 mil atendimentos pelo SUS e diagnosticou 178 casos de câncer de mama, dos quais 40% foram em mulheres com menos de 40 anos. O projeto se tornou referência nacional por zerar filas de consultas com mastologista, exames de imagem, punções e biópsias em Campo Grande.
As ações itinerantes da Casa Rosa também têm levado atendimento gratuito a bairros da capital e, mais recentemente, ao interior do estado. Os mutirões de saúde incluem exames clínicos, orientações e encaminhamento rápido para especialistas, promovendo informação e cuidado em comunidades de alta vulnerabilidade.
Com menos de um ano de existência, a Casa Azul já realizou cerca de 400 atendimentos urológicos, em mutirões que visam a prevenção do câncer de próstata e outros agravos à saúde masculina. A iniciativa tem foco no cuidado integral e promove, em parceria com universidades e instituições públicas e privadas, ações educativas e capacitações.
Neste início de 2025, os projetos se expandem para o interior do Mato Grosso do Sul. A equipe já atendeu em Ladário e recebeu convites para atuar em Aquidauana, Terenos e Corguinho, ampliando o acesso a serviços essenciais de saúde.
“O câncer não espera, e por isso nosso trabalho é ir até onde o povo está. Acreditamos na prevenção, na informação e no acolhimento como pilares para salvar vidas,” ressalta o Dr. Victor Rocha.
Neste Dia Mundial do Combate ao Câncer, a Casa Rosa e a Casa Azul seguem firmes em sua missão de garantir dignidade, cuidado e acesso à saúde especializada para quem mais precisa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cartórios de MS não funcionam entre os dias 18 e 21 de abril devido aos feriados da Páscoa e Tiradentes
Leia Mais
Lotofácil 3370: duas apostas ganham prêmio milionário de R$ 4,1 milhões cada
Leia Mais
Campo Grande: Caravina destaca compromisso com a educação em entrega de escola revitalizada
Leia Mais
Golpe do falso advogado já gerou mais de 300 denúncias em Mato Grosso do Sul, alerta OAB/MS
Municípios