TRANSPARÊNCIA
Ex-gerente do Detran-MS some e pode ter prisão decretada por fraude
Gênis Garcia Barbosa e outros três são réus por esquema de legalização irregular de veículos
07/03/2025
07:00
MDX
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-gerente da agência do Detran-MS em Rio Negro, Gênis Garcia Barbosa, está foragido da Justiça e pode ter prisão preventiva decretada a qualquer momento. Ele e mais três pessoas são réus em uma ação penal por envolvimento em um esquema de fraudes no órgão de trânsito.
De acordo com o processo, a Justiça não conseguiu localizar Gênis para que ele apresentasse defesa. Em 15 de fevereiro, foi publicado um edital de citação, mas o prazo para resposta terminou nesta quinta-feira (6). Agora, o Ministério Público (MP) avaliará se pedirá a prisão preventiva do ex-gerente.
A juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna determinou que o MP se manifeste com base nos artigos 312 e 366 do Código de Processo Penal, que permitem a prisão preventiva em casos de garantia da ordem pública, econômica, instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal.
Além de Gênis Garcia Barbosa, outros três acusados são réus no processo:
📌 David Cloky Hoffaman Chita (Despachante) – Também foragido, já tem um mandado de prisão preventiva em aberto desde maio de 2023. Após a publicação do edital, se manifestou no processo por meio de seu advogado.
📌 Eufrásio Ojeda – Atuava no gerenciamento ou fiscalização do Detran-MS e teria participado das fraudes.
📌 Abner Aguiar Fabre – Também ocupava função no órgão e estaria envolvido no esquema.
O grupo foi investigado na Operação Miríade, deflagrada em junho de 2023, que revelou um esquema para “esquentar” documentações de veículos com restrições. A operação apontou que os réus cobravam valores para regularizar veículos ilegalmente, incluindo a alteração fraudulenta de características, como a inclusão do chamado 4º eixo nas especificações.
🔹 A investigação começou após indícios de irregularidades em processos administrativos no Detran-MS.
🔹 Foram constatadas movimentações suspeitas no sistema, sem amparo legal, e fraudes em documentações de veículos.
🔹 As fraudes vinham ocorrendo desde 2021, segundo a Corregedoria de Trânsito do Detran-MS e a Delegacia de Polícia Civil de Rio Negro.
🔹 O monitoramento de investigados revelou tentativas de remover ilegalmente servidores e delegados envolvidos nas apurações.
🔹 Foi identificado um ex-funcionário do Detran-MS que, mesmo exonerado, continuava operando o esquema e aliciando outros servidores.
A Operação Miríade cumpriu mandados em diversas cidades, incluindo Rio Negro, Campo Grande, Sidrolândia e Miranda.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro acusa Michelle de “imaturidade” após exposição de crise no PL
Leia Mais
Reforma agrária de MS vira referência nacional com aproveitamento de áreas em assentamentos
Leia Mais
Lab Cassems inaugura nova unidade exclusiva em Três Lagoas
Leia Mais
Flávio chega à convenção do PL sem vice e sob críticas de partidos do centrão
Municípios