LUTO
Morre o juiz aposentado Mario Eduardo Fernandes Abelha, que atuou em Nova Andradina
Magistrado faleceu em Campo Grande; trajetória foi marcada por dedicação à Justiça e desafios pessoais
09/02/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Faleceu na noite deste sábado (8 de fevereiro), em Campo Grande, o juiz aposentado Mario Eduardo Fernandes Abelha. Ele atuou na Comarca de Nova Andradina de 21 de abril de 1989 a 10 de agosto de 2000, sendo posteriormente transferido para a Capital, onde assumiu como titular da 9ª Vara do Juizado Especial – Juizado de Trânsito e Turma Recursal. O magistrado se aposentou voluntariamente em 23 de outubro de 2013.
Mario Abelha estava em tratamento contra um câncer e faleceu em Campo Grande. Seu velório será realizado na Câmara Municipal de Nova Andradina, com sepultamento no Cemitério Santa Bárbara.
Natural de São Paulo (SP), Mario Abelha ingressou na magistratura do Mato Grosso do Sul em junho de 1988. Apenas dois meses depois, foi promovido para primeira entrância, atuando na comarca de Costa Rica.
Durante sua trajetória jurídica, o juiz se destacou pela firmeza e simplicidade no trato com os jurisdicionados e colegas. O desembargador Divoncir Schreiner Maran, ao votar seu pedido de aposentadoria, destacou sua inteligência ímpar e sua resiliência diante das adversidades da vida.
Mesmo após a aposentadoria, Mario Abelha seguiu ativo, investindo em um negócio próprio: uma loja de móveis em Campo Grande, onde atuou até abril de 2019.
A vida de Mario Abelha também foi marcada por grandes perdas familiares. Ele enfrentou a morte de sua filha Luciene Abelha, vítima de um trágico acidente de trânsito, e a execução de seu filho Emanuel Fernandes Abelha, assassinado a tiros na fronteira em 2023.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli, mesmo após condenação definitiva pelo STF
Leia Mais
Câmara decide suspender Glauber Braga por seis meses e evita cassação do mandato
Leia Mais
Hugo Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo que pode levar à perda do mandato por faltas
Leia Mais
Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Jair Bolsonaro durante período de prisão
Municípios