LAÇO BRANCO
Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres incentiva conscientização no Brasil
Data oficial, instituída por lei, estimula reflexão e ações masculinas para o combate à violência de gênero
06/12/2024
00:00
DA REDAÇÃO
No Brasil, o dia 6 de dezembro é marcado pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma data instituída pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007. O principal objetivo é engajar a população masculina em discussões, iniciativas e práticas que contribuam para a erradicação da violência baseada em gênero, promovendo o respeito, a igualdade e o diálogo.
A violência contra as mulheres segue sendo um problema grave, com impactos profundos na sociedade. Por isso, a mobilização dos homens é considerada fundamental. A data sugere que homens, ao reconhecerem seus privilégios e refletirem sobre comportamentos nocivos, podem atuar como agentes de mudança, adotando atitudes que valorizem a autonomia e a dignidade das mulheres.
Além de promover conversas em âmbito familiar, comunitário e institucional, a data incentiva a realização de campanhas informativas, palestras, debates e ações de conscientização. A ideia é que, ao compreenderem a dimensão da violência contra as mulheres — seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial —, homens desenvolvam uma postura ativa no enfrentamento desse problema, apoiando vítimas, denunciando agressores e trabalhando pela criação de ambientes seguros e inclusivos.
A lei que criou a data destaca a importância de o poder público, a iniciativa privada, as organizações da sociedade civil e a mídia unirem esforços para difundir informações e promover iniciativas que auxiliem na transformação cultural necessária. Assim, o 6 de dezembro converte-se em um momento simbólico de reflexão, compromisso e ação, rumo a uma sociedade mais justa e livre de violência de gênero.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios