ALCINÓPOLIS
Cassação de vereadores em Alcinópolis amplia força do PL e beneficia autor de ação judicial
Fraude à cota de gênero resulta na perda de mandatos e redistribuição de vagas na Câmara Municipal
02/12/2024
07:45
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A cassação de três vereadores do Partido Progressista (PP) em Alcinópolis por fraude à cota de gênero provocará mudanças significativas na composição da Câmara Municipal. Com a decisão do juiz eleitoral Francisco Solimam, o Partido Liberal (PL) terá a maioria, ocupando cinco das nove cadeiras, enquanto o Republicanos, autor da ação, também garantirá uma vaga.
Os vereadores Alcir Dias, Valdeci Passarinho e Fernando Nicoletti perderão seus mandatos após a cassação da chapa inteira do PP. Com os 967 votos do partido invalidados, o quociente eleitoral foi reduzido de 365 para 257 votos. Esse novo cálculo beneficiou diretamente o PL e o Republicanos.
A ação foi movida pelo policial militar Luiz Cesar Ferreira de Melo, conhecido como Sargento Melo, que alegou o uso de uma candidatura fictícia pelo PP para atender à cota de gênero. A candidata Ana Maria, conhecida como "Marcela da Parabólica", recebeu apenas dois votos, sendo um dela mesma e outro atribuído ao ex-marido, segundo depoimento.
A investigação apontou ausência de atos efetivos de campanha, como movimentação financeira relevante, divulgação nas redes sociais e promoção da candidatura. O juiz também destacou que a candidata participou de eventos do partido apenas para apoiar a chapa majoritária, sem buscar votos para si.
O juiz Francisco Solimam determinou:
Além disso, todos os diplomas dos candidatos eleitos pelo PP foram invalidados. A redistribuição de vagas favoreceu o PL e o Republicanos, alterando o cenário político na Câmara Municipal.
A mudança dá ao PL maioria na Câmara, ampliando o poder político do partido do adversário do atual prefeito Weliton Guimarães (PSDB), Mané Nunes (PL). Isso pode influenciar diretamente o equilíbrio de forças no legislativo municipal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Municípios