COMPETITIVIDADE
Potencialidades e vantagens de MS são apresentadas para empresários em Londres
Governador Eduardo Riedel destaca oportunidades de investimento durante evento internacional
29/10/2024
13:00
SECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
As potencialidades e vantagens competitivas de Mato Grosso do Sul foram apresentadas pelo governador Eduardo Riedel a empresários de diversos setores no 'Lide Brazil Conference', realizado nesta terça-feira (29) em Londres, Reino Unido. O evento é promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) em parceria com a Folha de São Paulo e o portal UOL.
Riedel foi um dos palestrantes do painel sobre 'agricultura e meio ambiente', ao lado dos secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc), destacando as oportunidades de investimentos no estado. Mato Grosso do Sul se destaca pela logística, geração de empregos, e melhoria da qualidade de vida, com foco na segurança alimentar, transição energética, sustentabilidade e inclusão social.
Empresas como Suzano, Eldorado, Bracell e Arauco têm investido na expansão de florestas plantadas no estado, transformando 1,5 milhão de hectares de pastagens degradadas em áreas de alta produtividade, incluindo agricultura, floresta plantada e citrus. “Esses investimentos vêm acompanhados de industrialização, promovendo o desenvolvimento econômico”, explicou Riedel.
A reforma tributária em andamento também foi destacada pelo governador como um fator que irá alterar a atração de novos investimentos, priorizando infraestrutura e competitividade. “Será fundamental que os estados ofereçam infraestrutura e diferenciais competitivos para atrair investidores”, ressaltou.
O governador mencionou quatro grandes setores no estado: florestal, bioenergia, citrus e proteínas animais, que têm atraído cooperativas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo é alcançar desenvolvimento e inclusão social por meio desses setores”, enfatizou.
Riedel também destacou os investimentos em infraestrutura, com mais de R$ 10 bilhões já realizados em concessões rodoviárias e a implementação de uma PPP para instalação de 7 mil km de fibra ótica nos 79 municípios do estado, conectando áreas rurais e urbanas. “Estamos negociando mais de R$ 5,7 bilhões para melhorar a infraestrutura rodoviária e de transporte no estado”, afirmou o governador.
O governador reforçou o compromisso de Mato Grosso do Sul com a sustentabilidade, incluindo a preservação de água, biodiversidade e balanço de carbono. O estado está implementando políticas públicas que incentivam a preservação ambiental por meio de remuneração para aqueles que optam por práticas sustentáveis, incluindo o lançamento de um programa de pagamento por serviços ambientais no Pantanal, previsto para o primeiro trimestre de 2025.
“O objetivo é tornar o estado carbono neutro até 2030, usando políticas públicas que beneficiem a economia e o meio ambiente. Estamos preparados para essa nova era de sustentabilidade global”, concluiu Riedel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeito de Três Lagoas anuncia jornada de 6h para servidores e medidas anticorrupção
Leia Mais
Lucas de Lima se filia ao PL e projeta candidatura à Prefeitura em 2028
Leia Mais
TCE-MS realiza primeira sessão plenária de 2025
Leia Mais
Gleice Jane se torna a primeira mulher a liderar bancada do PT na Assembleia Legislativa de MS
Municípios