ÔNIBUS VERDE
Capital começa a testar ‘ônibus verde’ movido 100% a gás e com ar-condicionado
Iniciativa visa reduzir emissões de poluentes e melhorar o conforto dos usuários
29/10/2024
14:40
CGN
DA REDAÇÃO
Veículo verde com ar-condicionado é movido a GNV e já circula pela Capital (Foto: PMCG)
Campo Grande começou a testar, nesta semana, o novo ‘ônibus verde’, movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV), fruto de uma parceria entre a prefeitura, o governo do Estado e a MSGás. O objetivo é promover um transporte público mais sustentável, substituindo o diesel pelo GNV.
O protótipo está operando na linha 082 - Aero Rancho - Shopping, escolhida pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) por contar com terminais e vias adequadas para o transporte coletivo. O novo modelo, da fabricante Scania (K 280 IB 4x2), comporta 44 passageiros, incluindo pessoas com deficiência, e é equipado com ar-condicionado e câmbio automático, garantindo mais conforto e um ambiente mais silencioso.
Durante o período de teste, serão avaliados indicadores de eficiência e a viabilidade do GNV como alternativa ao diesel, considerando as distâncias, clima e condições do terreno de Campo Grande. O ônibus será monitorado em diferentes rotas, e especialistas irão analisar dados de desempenho para determinar sua viabilidade econômica, técnica e ambiental.
A prefeita Adriane Lopes (PP) destacou a importância do projeto: “Ao iniciarmos os testes do ônibus movido a gás natural, estamos dando um passo significativo em direção à inovação e sustentabilidade no transporte público de Campo Grande”.
A CEO da MSGás, Cristiane Schmidt, ressaltou que o novo ônibus pode reduzir em até 90% a emissão de gases de efeito estufa na cidade, alinhando-se à política do governador Eduardo Riedel de tornar Mato Grosso do Sul um Estado carbono zero até 2030.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios