CHAPADÃO DO SUL 37 ANOS
Chapadão do Sul comemora 37 anos de emancipação político-administrativa
Município se destaca como um dos 100 mais ricos do agronegócio brasileiro e celebra desenvolvimento regional
23/10/2024
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quarta-feira (23), Chapadão do Sul comemora 37 anos de emancipação político-administrativa. Localizada a 331 quilômetros de Campo Grande, a cidade conta com uma população de 33.791 habitantes, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Reconhecida como uma das 100 cidades mais ricas do agronegócio no Brasil, Chapadão do Sul ocupa a 63ª posição no ranking nacional, com uma produção que soma R$ 1.673.759, segundo levantamento do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
História e fundação de Chapadão do Sul
O povoamento da área onde hoje está Chapadão do Sul começou na década de 1970, impulsionado pelo comendador Júlio Alves Martins, que comprou um loteamento e deu início à construção das primeiras casas na região. O desenvolvimento inicial da cidade foi alavancado pela agricultura, com destaque para o cultivo de arroz, soja e milho, e também pela chegada de migrantes vindos de estados da região Sul do Brasil, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que contribuíram significativamente para o crescimento local.
O povoado foi elevado à categoria de distrito em 1982 e, posteriormente, se tornou um município em 1987, por meio da Lei Estadual nº 768. Desde então, Chapadão do Sul tem se consolidado como um polo agropecuário, com a produção de grãos como principal força econômica, além de um crescente desenvolvimento urbano e melhoria na infraestrutura.
Comemorações dos 37 anos de Chapadão do Sul
As festividades em homenagem ao 37º aniversário de Chapadão do Sul ocorreram nos dias 18 e 19 de outubro, marcadas por shows de duplas sertanejas, que reuniram moradores e visitantes em celebração à história e conquistas do município. As comemorações também incluíram eventos culturais e atividades para toda a comunidade, promovendo o resgate da identidade local e o fortalecimento do sentimento de pertencimento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios