BATAGUASSU
Empresa inicia lavoura de laranja em Bataguassu com investimento de R$ 150 milhões em 1.500 hectares
Prefeito Akira Otsubo participa do plantio e reforça parceria com o setor agrícola
21/10/2024
16:00
ASSECOM
DA REDAÇÃO
Grupo AGT iniciou neste mês o plantio de mudas de laranja em Bataguassu ©DIVULGAÇÃO
O grupo AGT, com mais de 80 anos de experiência no agronegócio, iniciou o plantio de laranjas em Bataguassu, região leste de Mato Grosso do Sul. O projeto, que abrangerá uma área de 1.500 hectares, prevê um investimento total de R$ 150 milhões e faz parte da expansão do grupo no cultivo de citros.
O plantio inicial contará com 900 mil a 1 milhão de pés de laranja. A AGT é reconhecida internacionalmente na produção de cana-de-açúcar, grãos, laranja in natura, suco concentrado congelado de laranja (FCOJ) e limão (FCLJ), além de coprodutos.
Durante uma visita oficial à propriedade, o prefeito Akira Otsubo participou ativamente do plantio, relembrando seus tempos de lavoureiro e plantando uma das mudas de forma completa. Em tom descontraído, Otsubo brincou: “Acho até que vou cobrar uma diária”, enquanto demonstrava satisfação com o andamento do projeto.
O prefeito foi recebido pelo Diretor Agroindustrial da AGT, Ezequiel Castilho, e pelo Gerente de Produção Agrícola Citricultura, Aprígio Tank Júnior. Castilho explicou que o plantio está sendo realizado em três fazendas arrendadas: Paraki, Toca do Coelho e Santa Cecília, localizadas a cerca de 30 km de Bataguassu, na BR-267, km 69.
Atualmente, o trabalho de plantio é realizado por aproximadamente 30 colaboradores locais. O sistema adotado é o de enxerto, com mudas iniciais chamadas de "cavalo", geralmente de limão, que possuem raízes e caule mais robustos, garantindo uma base forte para os enxertos subsequentes.
Cada pomar ocupará, em média, 20 hectares. As mudas utilizadas são provenientes do Citrosol, o maior viveiro telado de mudas de citros do mundo, localizado em São Paulo. A AGT também conta com estufas próprias em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
O suco de laranja concentrado produzido pela AGT é exportado para mais de 30 países, incluindo Estados Unidos e Egito, em tambores de 200 litros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Suzano abre nove processos seletivos para operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Leia Mais
Lula aponta dólar, Banco Central e exportações como responsáveis pela inflação dos alimentos
Leia Mais
Parceria inédita fortalece pesquisas arqueológicas e culturais na Amazônia
Leia Mais
Evite problemas com a Receita: os 16 erros que podem te levar à malha fina em 2025
Municípios