Política / Relações Internacionais
“A gente não pode errar”, diz Lula sobre conversa com Trump
Presidente destaca cordialidade do diálogo, cobra fim das tarifas e punições, e afirma que Brasil e EUA devem dar exemplo ao mundo
07/10/2025
07:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “extraordinariamente boa” a conversa por telefone que manteve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (6). Em entrevista à TV Mirante, do Maranhão, Lula disse ter ficado surpreso com a cordialidade do republicano e destacou que ambos os países precisam agir com responsabilidade e equilíbrio nas negociações.
“Acho que ele entendeu. Fiquei bastante surpreso com a cordialidade dele. São dois homens de 80 anos, com muita responsabilidade e experiência. A gente não pode errar. Nem o povo americano nem o povo brasileiro podem sofrer por conta de erros nossos”, afirmou o presidente.
Durante a conversa, Lula cobrou de Trump a suspensão das tarifas impostas aos produtos brasileiros e a retirada das punições a ministros brasileiros, incluindo a suspensão de vistos aplicada a autoridades do governo.
“Eu falei para ele: para a gente começar a conversar, é importante que comece a ver o zeramento da taxação e a isenção de punição aos nossos ministros. A gente tem que começar a discutir com um pouco de verdade”, relatou o presidente.
Segundo Lula, o Brasil é um dos três países do G20 com déficit na balança comercial com os Estados Unidos, ao lado da Austrália e do Reino Unido. O petista afirmou que quer “restabelecer uma relação de confiança e de respeito mútuo” com Washington.
Lula ressaltou os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e defendeu que as duas nações sejam “exemplo para o mundo” em cooperação econômica e diálogo político.
“É importante que a gente converse olho no olho, para mostrar o que está acontecendo. O Brasil quer ser parceiro, não adversário”, disse.
Mais cedo, o presidente Donald Trump também comentou a ligação em publicação na plataforma Truth Social, descrevendo o contato como “muito bom” e centrado em temas econômicos e comerciais.
“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, afirmou Trump, acrescentando que pretende se encontrar pessoalmente com Lula em breve.
De acordo com o Palácio do Planalto, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, como interlocutor oficial das negociações entre os dois governos.
Após a ligação, Lula participou em Imperatriz (MA) da entrega de 2.837 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, com investimento federal de R$ 358,6 milhões, beneficiando cerca de 11 mil pessoas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Associação Atlética Bataguassu dispara na liderança da Série B; Comercial tenta reação em duelo decisivo
Leia Mais
Assembleia Legislativa vota Programa de Recuperação de Empresas e outras 12 propostas nesta terça-feira
Leia Mais
Funsat oferece 1.437 vagas de emprego nesta terça-feira em Campo Grande
Leia Mais
Confira seu astral para esta terça-feira, 7
Municípios