SAÚDE
Bioparque Pantanal sedia seminário sobre saúde mental e trabalho nesta quinta-feira
Evento reúne especialistas para discutir a importância do bem-estar mental no ambiente de trabalho e os desafios da promoção da saúde dos trabalhadores.
16/10/2024
19:20
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quinta-feira (17), o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, será palco de um seminário dedicado à Saúde Mental e Trabalho, reunindo especialistas e profissionais da área para discutir temas relevantes sobre o bem-estar mental no ambiente profissional. A programação do evento começa às 7h30 e se estende até 17h, com uma série de palestras e debates sobre os desafios e as perspectivas de uma atuação mais saudável nas relações de trabalho.
O seminário aborda a evolução e as perspectivas da Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), explorando o papel dos Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) na vigilância e proteção dos trabalhadores expostos a fatores psicossociais. Além disso, os palestrantes debaterão os desafios da construção de uma abordagem coletiva e transdisciplinar no enfrentamento das questões de saúde mental no ambiente laboral.
Outros temas de destaque incluem a Síndrome de Burnout, os impactos do sofrimento psíquico no desempenho profissional e as dificuldades enfrentadas pelas organizações na promoção de um ambiente de trabalho que valorize a saúde mental dos colaboradores. O assédio moral e suas consequências também serão abordados, enfatizando a necessidade de um ambiente mais respeitoso e acolhedor para todos os trabalhadores.
Evolução e Perspectivas da RENAST – Roque Manoel Perusso Veiga, Consultor Técnico da Coordenadoria-Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT)/DVSTA/SVS/MS.
A função dos SESMT na Vigilância em Saúde dos Trabalhadores expostos a fatores psicossociais no trabalho – Dra. Marcia Bandini, Departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP.
Saúde Mental e Trabalho: desafios para uma atuação coletiva e transdisciplinar – Prof. Dr. Maelison Silva Neves, Psicólogo e docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFMT.
Intervalo: 11h30 às 13h00
Síndrome de Burnout: uma doença ocupacional da contemporaneidade – Dra. Liliana A. M. Guimarães, Psicóloga, pós-doutora em Saúde Mental pela UNICAMP e em Medicina do Estresse pelo Instituto Karolinska, Estocolmo.
Sofrimento psíquico no trabalho e os desafios organizacionais para a promoção da saúde mental – Dra. Vanessa Catherina Neumann Figueiredo, Professora Doutora em Saúde Coletiva – UFMS – Campus Pantanal.
Assédio Moral no trabalho – Dra. Cândice Gabriela Arosio, Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em MS.
O seminário busca fortalecer as práticas de prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, conscientizando sobre os impactos do estresse, das pressões organizacionais e da necessidade de um suporte adequado para os trabalhadores. A ação é uma oportunidade para gestores, profissionais de saúde e demais interessados compartilharem conhecimento e discutirem soluções para melhorar as condições de trabalho em Mato Grosso do Sul.
A participação no evento é aberta a todos os interessados, e as discussões pretendem contribuir para uma visão mais ampla e inclusiva sobre o papel das instituições e das empresas na construção de ambientes mais saudáveis e produtivos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia Lotomania, Mais Milionária e Quina com prêmios que ultrapassam R$ 109 milhões
Leia Mais
Servidor do INSS denunciou esquema de descontos ilegais ainda em 2020, mas investigação só resultou em operação cinco anos depois
Leia Mais
Aprovado projeto que inclui Festival do Hambúrguer no Calendário Oficial de MS
Leia Mais
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ; Walter Delgatti pega 8 anos
Municípios