SAÚDE
Equipe assistencial do Hospital Cassems de Campo Grande participa de ‘Oficina de Plano Terapêutico’
Profissionais de saúde buscam melhorar a experiência do paciente por meio de um atendimento mais coordenado e humanizado
10/10/2024
12:20
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na última segunda-feira (7), profissionais de saúde do Hospital Cassems de Campo Grande participaram da “Oficina de Plano Terapêutico”, voltada para aprimorar o fluxo de cuidado com os pacientes. A atividade reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, com o intuito de alinhar a abordagem e as metas de tratamento para cada caso, garantindo que todos os envolvidos estejam cientes e atuando de forma coordenada.
A oficina, que combinou teoria e prática, foi conduzida pelo médico Alexandre Bonfim, do Instituto Papaia Azul. Bonfim destacou a importância de o Plano Terapêutico como uma ferramenta essencial para que toda a equipe, além do paciente e seus familiares, compreendam o planejamento de cada atendimento, independentemente do setor — seja internação, ambulatório, pronto-socorro ou quimioterapia.
Segundo Alexandre Bonfim, o Plano Terapêutico é fundamental para que todos estejam “na mesma página” em relação ao tratamento do paciente, com uma visão clara sobre os objetivos, o que se espera do atendimento e os recursos necessários. “O Plano Terapêutico é aquela estrutura que a gente usa para que todo mundo, toda a equipe, inclusive o paciente e o familiar, estejam na ‘mesma página’”, explica. Isso permite que os envolvidos saibam o que vai acontecer durante o tratamento, quais são as metas estabelecidas e como cada passo será conduzido, o que melhora a transparência e a confiança no processo.
Bonfim ressaltou ainda que essa abordagem traz uma “tensão positiva” à assistência, no sentido de mobilizar os recursos necessários, sejam eles especialistas ou equipamentos, para garantir que o atendimento ocorra de maneira eficiente. A participação ativa do paciente e de sua família também é um ponto central, permitindo que eles compreendam e aprovem o plano de tratamento, resultando em maior engajamento e adesão ao processo de recuperação.
A oficina teve um impacto positivo entre os profissionais que participaram, como a médica residente em pediatria, Mariana Ávila Ferreira. Ela destacou que a abordagem discutida durante o curso ajuda a aproximar a equipe médica das necessidades dos pacientes e de seus familiares. “O curso foi de extrema importância, porque a gente falou um pouquinho sobre o Plano Terapêutico. Basicamente, isso faz com que a gente se aproxime mais ainda do paciente, dos pais do paciente, porque através dele a gente consegue delimitar as expectativas do paciente, delimitar o tempo de internação, riscos e complicações”, pontuou.
O diretor técnico do Hospital Cassems de Campo Grande, Alberto Cubel, ressaltou que o Plano Terapêutico também contribui para a melhor organização do uso dos leitos hospitalares. Com a definição de um plano desde a entrada do paciente, é possível antecipar a necessidade de exames e procedimentos, permitindo uma melhor gestão do tempo de internação e uma melhor utilização da estrutura hospitalar.
“O Plano Terapêutico é fundamental, porque o médico vai ter a oportunidade, na entrada do paciente, de fazer o planejamento da alta desse paciente. No Plano Terapêutico, ele vai dizer, ‘olha, nós vamos precisar de tais exames, de tal conduta’, e, diante de tudo isso, nós já vamos começar a pensar quando ele vai poder sair do hospital”, explicou Cubel. A prática otimiza o uso dos recursos, permitindo que mais pessoas sejam atendidas e reduzindo o tempo de espera em unidades de pronto-atendimento.
A Oficina de Plano Terapêutico no Hospital Cassems reforça o compromisso da instituição com uma assistência humanizada e de qualidade, centrada na comunicação clara entre equipe, paciente e familiares. O evento também demonstra a importância de uma abordagem que visa o uso eficiente dos recursos hospitalares, garantindo que os pacientes tenham um atendimento mais ágil, seguro e focado nas suas necessidades.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena 2.865: apostas de GO e SP acertam as 6 dezenas e dividem prêmio de R$ 103 milhões
Leia Mais
PL demite Fábio Wajngarten após vazamento de mensagens com Mauro Cid sobre Michelle Bolsonaro
Leia Mais
Projeto de Lei propõe novo padrão de atendimento ao cidadão em Campo Grande com foco em inovação e eficiência
Leia Mais
Gianni Nogueira desponta como nome bolsonarista ao Senado por MS, aponta pesquisa
Municípios