Campo Grande (MS), Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025

EMPREGOS

Rodada da Empregabilidade oferece 376 vagas em usinas de MS

Evento ocorrerá simultaneamente em 11 municípios, incluindo Campo Grande, Dourados e Maracaju

10/10/2024

08:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

No próximo dia 18 de outubro, a Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e a Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul) realizam a 1ª Rodada da Empregabilidade, voltada ao setor de bioenergia. O evento, considerado uma ação inédita no Estado, ocorrerá simultaneamente em 11 municípios: Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.

Vagas e empresas participantes

O objetivo da Rodada é conectar as usinas de bioenergia com pessoas que estão em busca de oportunidades profissionais, oferecendo um processo de recrutamento ágil para 376 vagas abertas por diversas empresas do setor. Entre as companhias participantes estão a Agroterenas – Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, BP Bunge Bioenergia, CerradinhoBio Neomille, Energética Santa Helena, Inpasa, Raízen, Usina Laguna e Usina Sonora.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador de um dos municípios participantes, levando documentos pessoais e carteira de trabalho para se cadastrarem nas vagas disponíveis. No local, as equipes de Recursos Humanos das usinas estarão realizando o recrutamento em tempo real, encaminhando os candidatos para os processos seletivos mais adequados.

Conexão com o setor de bioenergia

A ação ocorre na véspera do Dia Nacional da Bioenergia, celebrado em 19 de outubro. Segundo Marina Dobashi, presidente da Funtrab, a iniciativa visa destacar o potencial do setor de bioenergia para o mercado de trabalho. “Criamos o 'Dia B', alusivo ao Dia da Bioenergia, para destacar essa iniciativa de mobilização e conexão entre a população e as usinas, um dos setores mais promissores da agroindústria no Estado. Queremos que as pessoas aproveitem essa oportunidade e compareçam à Casa do Trabalhador em seus municípios”, destacou Dobashi.

Para o presidente da Biosul, Amaury Pekelman, a Rodada da Empregabilidade é essencial para atender à crescente demanda das usinas de bioenergia, que têm investido cada vez mais no Estado. “O setor de bioenergia se consolidou nos últimos anos com a ampliação dos bioparques que já estavam aqui e a chegada de novas unidades. Isso é positivo para o Estado e reflete diretamente na abertura de mais empregos para as pessoas que vivem aqui”, afirmou Pekelman.

Oportunidades de emprego e capacitação

As vagas oferecidas incluem ocupações como mecânico (automotivo, industrial e agrícola), eletricista, operador (moenda, classificador, caldeira, cozimento e centro de operações), além de analista (laboratório, financeiro, ambiental, planejamento e controle da manutenção (PCM)). Embora a formação básica e experiência sejam diferenciais, elas não são obrigatórias, e todas as oportunidades estão abertas para candidatos PcD (Pessoas com Deficiência).

O setor de bioenergia é conhecido por investir na capacitação de seus colaboradores, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional em um ambiente que valoriza a formação contínua. “Além de encontrar um emprego na usina, a pessoa estará inserida em um ambiente que investe no crescimento profissional”, ressaltou Pekelman.

Sobre o setor de bioenergia

O setor de bioenergia em Mato Grosso do Sul é composto por 22 usinas, responsáveis pela produção de açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho. Presente em mais de 40 municípios, o setor gera cerca de 30 mil empregos diretos e contribui com 16,5% do PIB industrial do Estado. Além de ser uma peça fundamental na matriz energética do Brasil, a bioenergia tem um papel importante na redução das emissões de gases de efeito estufa, substituindo combustíveis fósseis.

Mapa da Rodada da Empregabilidade

Confira os locais de atendimento da Casa do Trabalhador para a 1ª Rodada da Empregabilidade em cada município:

  • Campo Grande – Rua Treze de Maio, 2773 – Centro
  • Aparecida do Taboado – Avenida Orlando Mascarenhas, 2059 - Jardim Morumbi (Empresa: Alcoolvale)
  • Caarapó – Avenida Presidente Vargas, 861 - Centro (Empresa: Raízen)
  • Dourados – Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2548 - Jardim Tropical (Empresas: BP Bunge Bioenergia e Inpasa Dourados)
  • Maracaju – Rua Melânio Garcia Barbosa, 119 – Centro (Empresa: CerradinhoBio Neomille)
  • Nova Alvorada do Sul – Rua Antônio Barbosa, 1195 – Centro (Empresa: Atvos)
  • Nova Andradina – Rua Valter Hubacker, 1368 – Centro (Empresas: Agroterenas - Estrela do Oeste, Energética Santa Helena e Usina Laguna)
  • Rio Brilhante – Avenida Lourival Barbosa, 965 – Centro (Empresas: Atvos e Raízen)
  • Sidrolândia – Rua Santa Catarina, 750 – Centro (Empresa: Inpasa Sidrolândia)
  • Sonora – Avenida do Povo, 1500 – Centro (Empresa: Usina Sonora)

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: