PREVISÃO DO TEMPO
Frente fria traz alívio para Mato Grosso do Sul, com máximas de até 38°C e possibilidade de tempestades
Previsão de tempo instável e queda de temperaturas em todo o Estado
09/10/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
A chegada de uma nova frente fria promete aliviar o calor intenso dos últimos dias em Mato Grosso do Sul, com expectativa de tempo instável e chuvas em grande parte do Estado nesta quarta-feira (9). De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o aumento de nebulosidade favorece a ocorrência de precipitações mais significativas, podendo acumular acima de 30 mm em 24 horas.
O fenômeno é resultado do intenso transporte de calor e umidade, somado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica. A combinação desses fatores aumenta a probabilidade de tempestades com raios, rajadas de vento e queda de granizo em algumas regiões.
Na capital, Campo Grande, as temperaturas variam entre 25°C e 34°C, com maior chance de chuva à tarde e à noite. Em Dourados, os termômetros registram mínima de 23°C e máxima de 35°C, enquanto Ponta Porã e Iguatemi apresentam mínimas de 23°C e máximas de 31°C.
Durante a manhã desta quarta-feira, Campo Grande começou o dia com céu nublado e 29°C. A máxima esperada é de 33°C, com previsão de até 3,2 mm de chuva. Para quinta e sexta-feira, as temperaturas não devem ultrapassar os 26°C e 24°C, respectivamente, e o volume de chuva pode alcançar 9 mm e 15,2 mm nesses dias.
Nas regiões pantaneira e sudoeste, como Corumbá e Porto Murtinho, a temperatura mínima fica entre 25°C e 27°C, enquanto a máxima pode chegar a 36°C. No norte e no Bolsão, Coxim e Paranaíba registram mínimas de 25°C e máximas de 35°C a 38°C.
No sul do Estado, as máximas nesta quarta-feira não passam de 29°C em Ponta Porã e 32°C em Dourados. Já na região pantaneira, Porto Murtinho tem previsão de 33°C, enquanto Coxim, Corumbá e Aquidauana podem chegar a 36°C.
Outras temperaturas previstas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) incluem 36°C em Três Lagoas, 34°C em Nova Alvorada do Sul, 33°C em Ivinhema, Bonito e Maracaju, e 32°C em Nova Andradina, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul. Naviraí deve registrar máxima de 31°C.
A meteorologia aponta que a frente fria, além de aliviar o calor, trará instabilidade ao clima de Mato Grosso do Sul, com potencial de chuvas intensas e tempestades localizadas. Em Chapadão do Sul, já houve registro de queda de granizo na terça-feira.
O frio, no entanto, não deve durar muito. No sábado, a previsão indica que os municípios do sul do Estado podem registrar mínimas de 15°C pela manhã, mas o clima mais ameno tende a ser passageiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR defende monitoramento policial extra para Bolsonaro
Leia Mais
Prefeitura de Anaurilândia inicia regularização fundiária do núcleo urbano Paraíso
Leia Mais
Motiva Pantanal registra mais de 1,3 milhão de atendimentos e reforça papel humano na BR-163/MS
Leia Mais
Transparência Internacional chama de “aberração” sanção da Lei Magnitsky contra Moraes
Municípios