PREVISÃO DO TEMPO
Calor passa dos 40°C em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira, mas chuva deve chegar na quarta-feira
Campo Grande amanhece coberta por fumaça enquanto aeroporto opera com auxílio de instrumentos
08/10/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Campo Grande amanheceu novamente encoberta pela fumaça das queimadas, e o Aeroporto Internacional opera com auxílio de instrumentos. Apesar do cenário cinzento, não foram registrados atrasos ou cancelamentos de voos, segundo a concessionária Aena.
A previsão do Climatempo aponta que as condições devem mudar a partir de quarta-feira, com a chegada de uma frente fria que trará chuva para diversas regiões de Mato Grosso do Sul. A possibilidade de temporais existe devido ao encontro da massa de ar frio com a atmosfera ainda quente, podendo provocar queda de granizo. O meteorologista Natálio Abrahão destaca que essa instabilidade deve se estender até pelo menos o dia 15 deste mês.
Para a Capital, o Climatempo indica volumes de chuva de 6,6 milímetros na quarta-feira, 20,8 milímetros na quinta-feira e 23,6 milímetros na sexta-feira.
Nesta terça-feira (8), Campo Grande registra mínima de 27°C e máxima de 38°C, com baixa chance de chuva. Dourados apresenta mínima de 22°C e pode atingir 41°C. Em Ponta Porã, a variação será entre 24°C e 36°C.
Para a região pantaneira, as temperaturas ultrapassam os 40°C, com Corumbá registrando até 42°C, Porto Murtinho, Miranda e Aquidauana com máximas de 41°C, e Coxim alcançando 40°C. Já no sul do estado, as máximas previstas são de 36°C em Ponta Porã e 39°C em Dourados.
Outros destaques de temperaturas máximas são: 42°C em Três Lagoas, Água Clara e Paranaíba; 41°C em Ivinhema; 40°C em Nova Andradina; 39°C em Maracaju e Naviraí; 38°C em Bonito; e 37°C em São Gabriel do Oeste e Costa Rica.
A terça-feira segue com tempo firme e predomínio de sol em todo o estado, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C, especialmente na região pantaneira. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que a persistência do calor está ligada a um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo quente e seco.
As temperaturas podem variar entre 38°C e 44°C, com umidade relativa do ar oscilando entre 7% e 30%, o que reforça a necessidade de atenção à saúde. No entanto, entre a tarde e a noite, a aproximação de uma área de baixa pressão, junto com o transporte de calor e umidade, deve favorecer o aumento da nebulosidade, resultando em chuvas e tempestades com raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PGR defende monitoramento policial extra para Bolsonaro
Leia Mais
Prefeitura de Anaurilândia inicia regularização fundiária do núcleo urbano Paraíso
Leia Mais
Motiva Pantanal registra mais de 1,3 milhão de atendimentos e reforça papel humano na BR-163/MS
Leia Mais
Transparência Internacional chama de “aberração” sanção da Lei Magnitsky contra Moraes
Municípios