POLICIAL
Criança é baleada pelo irmão de 3 anos ao encontrar arma escondida em casa
Dois familiares foram presos por porte irregular de arma de fogo e omissão de cautela após o incidente em Campo Grande
01/10/2024
07:06
CGN
DA REDAÇÃO
UPA Universitário, em Campo Grande, onde a vítima foi atendida ©DIVULGAÇÃO
Uma criança de 9 anos foi baleada pelo próprio irmão, de 3 anos, na noite desta segunda-feira (30), em Campo Grande, após encontrarem uma arma escondida embaixo do colchão. O acidente aconteceu na casa da família, localizada no Recanto das Paineiras, região do Bairro Universitário. Dois familiares foram presos por porte irregular de arma de fogo e omissão de cautela.
De acordo com a mãe, que relatou o caso à Polícia Militar, ela estava dentro da casa enquanto os filhos brincavam no quintal. Em determinado momento, ouviu um estampido e viu o filho mais velho entrando em casa com um ferimento na região lombar, sangrando. O menino de 3 anos, assustado após o disparo, jogou a arma no chão.
Um familiar que estava na residência levou a criança ferida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Universitário, onde o menino foi atendido. De acordo com a equipe médica, a criança está fora de perigo e não corre risco de vida.
O familiar revelou à polícia que a arma, uma pistola calibre .22, havia sido emprestada ao pai das crianças e era mantida escondida embaixo do colchão. Após o incidente, o homem tentou se desfazer da arma e de outra espingarda de pressão, jogando-as em um matagal próximo à casa. Contudo, ele acabou indicando o local para a Polícia Militar, que apreendeu os armamentos.
O caso foi registrado na delegacia e resultou na prisão de dois familiares por porte irregular de arma de fogo e omissão de cautela. A Lei 10.826/2003 do Estatuto do Desarmamento exige que qualquer pessoa que possua uma arma tome todas as precauções necessárias para evitar que ela seja acessada por crianças ou pessoas não autorizadas. A omissão de cautela, quando comprovada, pode resultar em penas de detenção de até dois anos.
O incidente em Campo Grande é mais um exemplo da necessidade de cuidados redobrados ao manusear e armazenar armas de fogo, especialmente em ambientes com crianças. Especialistas em segurança recomendam que, além de guardar as armas em locais trancados e inacessíveis, os proprietários utilizem mecanismos de trava de segurança e nunca deixem o armamento ao alcance de menores.
A tragédia só não foi maior porque o menino ferido foi rapidamente levado ao hospital e, felizmente, está em recuperação. O caso serve como alerta para os perigos de se manter armas de fogo em locais inadequados dentro de casa.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Municípios