POLÍTICA
Estado avalia renegociação de dívida de bilhões com apoio da União
Governo federal estabelece novas regras para pagamento de débitos e abre janela para negociações vantajosas
16/01/2025
10:00
SECOM
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
Com dívida de R$ 9 bilhões, Mato Grosso do Sul avalia novas modalidades de renegociação criadas pela União. Na terça-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que estabelece regras mais flexíveis para o pagamento dos débitos bilionários dos estados com o governo federal.
Segundo o governador Eduardo Riedel (PSDB), “é o início de uma conversa. Acho que o governo federal abriu uma janela extremamente importante”. Ele destacou que a nova legislação oferece “diferentes modalidades de negociação para as empresas públicas, patrimônio” e outros ativos. Riedel ressaltou ainda que “tem uma série de coisas que a nossa equipe está estudando” e elogiou a atitude do governo federal de buscar soluções para a renegociação.
O endividamento de R$ 9 bilhões de Mato Grosso do Sul remonta às origens do estado. Atualmente, o governador afirma que a dívida “é considerada bem tranquila, porque representa 48% da nossa receita corrente líquida”. Ele planeja analisar detalhadamente as propostas do governo federal para entender onde o estado se encaixa, acrescentando que esse processo “vai correr ao longo do ano de 2025”.
Nesta quinta-feira (16), o governador participou da entrega de veículos para a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e da recepção aos novos fiscais estaduais agropecuários, reforçando o comprometimento da gestão em seguir buscando soluções e melhorias para o estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Detran-MS alerta sobre golpes de notificação de suspensão de CNH via SMS e e-mail
Leia Mais
Ministro nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump
Leia Mais
Suzano abre 13 oportunidades de emprego em MS para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Leia Mais
BR-163/MS: confira os trechos com tráfego alternado devido a obras nesta quinta-feira
Municípios