ELEIÇÕES 2024
Justiça Eleitoral de MS recebe mais de 700 denúncias de crimes eleitorais via aplicativo Pardal
Maioria das denúncias envolve uso indevido da internet e bens públicos
30/09/2024
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul já contabilizou 759 denúncias de crimes eleitorais através do Aplicativo Pardal. As denúncias foram distribuídas entre candidatos a vereador (357), prefeitos (245), partidos ou coligações (146) e vice-prefeitos (11).
Entre os casos registrados, 58% foram baixados no sistema, 31% peticionados no Processo Judicial Eletrônico e 11% ainda estão em andamento. As irregularidades mais frequentes referem-se ao uso indevido da internet (26%), uso de bens públicos (17%), adesivos (12%), banner, cartaz ou faixa (11%), omissão de informações obrigatórias (8%) e uso de alto-falante (5%).
A cidade de Campo Grande lidera o ranking de denúncias, com 164 registros, seguida por Jardim (93), Nova Andradina (54), Três Lagoas (48) e Dourados (40). Cidades menores, como Bataguassu e Costa Rica, também somam 30 denúncias cada.
O aplicativo Pardal permite que qualquer cidadão faça denúncias, anonimamente ou não, com o envio de provas como fotos, vídeos ou áudios. O sistema assegura o sigilo das informações e oferece orientações sobre o que é permitido ou proibido durante o período eleitoral.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump liga para Putin e anuncia organização de reunião trilateral com Zelensky
Leia Mais
Governo Trump reage a Flávio Dino e intensifica ataques contra Alexandre de Moraes: “tóxico”
Leia Mais
Zema evita confronto após ataques dos filhos de Bolsonaro, que chamaram governadores de 'ratos da direita'
Leia Mais
Faustão recebe alta da UTI, mas segue internado em São Paulo após novos transplantes
Municípios