POLÍTICA
Escolas indígenas recebem água após ação emergencial de Lia Nogueira
Deputada estadual mobiliza soluções para enfrentar a falta de água nas aldeias de Dourados
17/09/2024
15:55
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Diante da crise de falta de água potável que levou à suspensão das aulas nas escolas das aldeias indígenas de Dourados, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) tomou uma ação emergencial para mitigar os impactos nas comunidades. Na última semana, Lia entregou fardos de água potável às escolas, permitindo que cerca de 3.250 alunos pudessem retomar as atividades educacionais, ainda que de forma temporária.
A ação foi necessária após o furto da fiação dos poços que abastecem as aldeias, agravando uma situação já crítica. As escolas atendidas incluem a Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu e a Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Marçal de Souza, na Aldeia Jaguapiru, e a Escola Municipal Indígena Araporã e Escola Municipal Indígena Agustinho, na Aldeia Bororó.
"Articulamos com a Sanesul a disponibilização de caminhões-pipa e levamos fardos de garrafas de água. Isso atende à emergência, mas precisamos de soluções permanentes para garantir o abastecimento contínuo", afirmou Lia Nogueira, reforçando que a entrega foi uma medida paliativa e temporária.
Lia Nogueira destacou que a escassez de água é um problema recorrente nas aldeias indígenas, agravado pela baixa umidade e queimadas frequentes. "Dessa vez foi o roubo da fiação, mas sabemos que isso não é um fato isolado. Regularmente, nossos indígenas enfrentam essa dificuldade, comprometendo sua saúde e educação", afirmou a deputada.
A falta de água nas comunidades indígenas de Dourados é uma pauta constante no mandato de Lia, que reafirmou seu compromisso de buscar soluções junto às autoridades competentes para garantir que o abastecimento de água seja normalizado, assegurando o direito fundamental à água e preservando a dignidade e a educação das comunidades indígenas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios